FRAGA FALA SOBRE ANTECIPAÇÕES DE ROYALTIES À CAE
Na última quinta-feira (dia 4), em plenário, o senador Osmar Dias (PSDB-PR) condenou o fato de o governo do Paraná estar recebendo da hidrelétrica de Itaipu créditos antecipados, referentes a 20 anos de royalties pelo uso do lago da represa, sem o aval do Senado. Para ele, a Constituição federal e a Resolução 78/98 determinam que a operação depende da autorização dos senadores. Osmar Dias lembrou ainda que Freitas afirmou, em audiência pública na CAE, que essas antecipações devem ser analisadas pelo Senado.
Os senadores por Sergipe, José Eduardo Dutra (PT) e Antônio Carlos Valadares (PSB), também querem que a antecipação de royalties referentes ao petróleo extraído pela Petrobras no seu estado, que está sendo negociada pelo governador Albano Franco, seja examinada pelos senadores. O presidente da CAE, Ney Suassuna (PSDB-PB), solidarizou-se com a questão levantada por Osmar Dias e decidiu incluir o assunto entre os temas a serem abordados por Fraga na comissão.
O presidente do BC, que esteve na CAE na última quinta feira, também vai prestar esclarecimentos, a pedido do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), sobre o déficit do BC no ano passado. Para Suplicy, o resultado negativo da instituição se deve à operação de socorro aos bancos Marka e FonteCindam e ao Programa de Reestruturação do Sistema Financeiro, o Proer.
O aumento das dívidas do Beron deverá ser o último assunto a ser abordado por Fraga na CAE, segundo requerimento do senador Ernandes Amorim (PPB-RO). Para o senador, a administração do banco pelo BC provocou o aumento da dívida que, na opinião de Amorim, está sendo repassado a todo o estado.
05/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
OSMAR DIAS CONTESTA LEGALIDADE DAS ANTECIPAÇÕES DE ROYALTIES
ARMÍNIO FRAGA FALA SOBRE POLÍTICAS MONETÁRIA E CAMBIAL
ARMÍNIO FRAGA FALA SOBRE POLÍTICAS MONETÁRIA E CAMBIAL
Armínio Fraga fala nesta 4ª à Comissão de Orçamento sobre política econômica
Em entrevista à TV Senado, economista do Ipea fala sobre 'royalties'
CAE DEBATE AMANHÃ ANTECIPAÇÕES DE RECEITA ORÇAMENTÁRIA (ARO)