OSMAR DIAS CONTESTA LEGALIDADE DAS ANTECIPAÇÕES DE ROYALTIES
Nas operações de antecipação de royalties, o governo federal paga antecipadamente aos governos estaduais, e passa a ser o credor da estatal que opera no estado. No caso específico do Paraná, o governador Jaime Lerner vai receber a mais, por conta de antecipações, R$ 800 milhões, até o fim de seu mandato, em 2002. Segundo Osmar Dias, o governador alega que vai usar o dinheiro na capitalização do Fundo de Previdência do Estado:
- Não há nenhuma garantia de que ele vai cumprir o que prometeu. Além disso, o acordo com o governo federal foi fechado na véspera da sanção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Só que assinatura do acordo foi posterior à sanção da Lei. Além disso, esses acordos, como os de Sergipe e do Rio de Janeiro com a Petrobras, não foram submetidos à aprovação do Senado.
Osmar Dias vai além: Com as dificuldades de equilíbrio fiscal que tem, o mais provável é que o governo federal obrigue a estatal a arcar com a antecipação. E, como a Itaipu é binacional, a empresa arrisca-se a sofrer o mesmo tipo de tratamento por parte do Paraguai. No caso da Petrobrás, a antecipação forçada lesaria os acionistas.
Nesta terça feira, às 17h, o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, e o diretor de Finanças Públicas e Regimes Especiais do BC, Carlos Eduardo de Freitas, deverão explicar aos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos a assinatura dos acordos de antecipação de royalties.
08/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
OSMAR DIAS QUER AÇÃO DA CAE NAS ANTECIPAÇÕES DE RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS
FRAGA FALA SOBRE ANTECIPAÇÕES DE ROYALTIES À CAE
OSMAR DIAS ESCLARECE ANTECIPAÇÃO DE ROYALTIES DO PARANÁ
Comércio farmacêutico contesta legalidade de restrições impostas pela Anvisa
Lindbergh contesta Vital e aponta erro de conteúdo em projeto dos 'royalties'
Alvaro Dias relata visita ao Paraguai e volta a defender legalidade de ‘impeachment’ de Lugo