FRANCELINO CONFIA NA PAVIMENTAÇÃO DA BR-367



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) disse hoje (dia 13) estar confiante em que a partir da recomendação, em despacho formal, do presidente da República ao ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, para que sejam concluídas as obras da BR-367, "o velho sonho" de pavimentação da ligação de Minas Gerais com o Sul da Bahia finalmente se concretize.

Ele informou que o presidente adotou duas providências visando a conclusão da BR-367: determinou a plena e total aplicação dos recursos previstos no Orçamento Geral da União do corrente ano, no valor de R$ 5 milhões, e a suplementação no presente exercício, de R$ 13 milhões para completar o asfaltamento, cujo orçamento total é de R$ 18 milhões.

Para Francelino, o trecho da BR-367, abrangendo os municípios de Almenara - Jacinto - Salto da Divisa, é um segmento rodoviário de importância nacional que interliga as duas principais rodovias longitudinais brasileiras: a BR-101, na Bahia, e a BR - 116, em Minas Gerais, permitindo a alternância de tráfego no sentido Norte-Sul entre essas duas rodovias.

Segundo o senador, a BR-367 vai se constituir em importante corredor de escoamento da produção agrícola do Sul da Bahia em direção aos centros consumidores do Sudeste do Brasil. Permitirá também que o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, uma das regiões mais carentes do país, seja igualmente interligada por rodovias asfaltadas e tenha acesso a outros centros de produção e de consumo. O trecho a ser pavimentado deverá incrementar o turismo, antecipou Francelino, já que tornará mais próximo o litoral sul da Bahia aos turistas do centro-oeste e sudeste.

Francelino Pereira lembrou que a pavimentação da BR-367 teve início na década de 80, durante sua administração no governo do Estado de Minas Gerais, quando foi asfaltado um trecho de 115 quilômetros, que liga Itaobim, na Rio-Bahia, a Almenara, passando pela cidade de Jequitinhonha. No entanto, as obras que abrangem o trecho Almenara-Jacinto e Salto da Divisa vêm se arrastando há mais de dez anos, lamentou

- O término da obra vai permitir que milhares de brasileiros de Minas e do Centro-Oeste possam participar das comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil, no ano 2000, uma vez que essa estrada tem seu ponto final exatamente na cidade histórica de Santa Cruz de Cabrália, próxima a Porto Seguro, na Bahia - destacou.



13/04/1998

Agência Senado


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