Francelino destaca lançamento do Projeto Alvorada em Diamantina (MG)



Ao registrar o lançamento do Projeto Alvorada, ocorrido nesta terça-feira (dia 14), em Diamantina (MG), o senador Francelino Pereira (PFL-MG) disse que a iniciativa já beneficia 389 municípios de 24 dos 27 estados brasileiros, sendo que 275 cidades pertencem a Minas Gerais. Segundo o parlamentar, o projeto prevê diversas ações assistenciais em todos os municípios do país que apresentam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 0,500. Até o final do ano, acrescentou, o repasse de recursos previstos para o programa será de R$ 1,6 bilhão.

Segundo o senador, em Diamantina e nos demais municípios mineiros atendidos pelo Projeto Alvorada, os recursos serão aplicados principalmente nos programas Bolsa-Escola ou garantia de renda mínima; erradicação do trabalho infantil; saneamento básico com vistas à redução da mortalidade infantil; saúde em família e agentes comunitários.

- Também serão aplicados recursos na redução da mortalidade materna e neonatal; capacitação de mão-de-obra; ações no ensino fundamental para jovens e adultos; energia em pequenas comunidades; apoio à agricultura familiar e programas com vistas a desenvolver o turismo ecológico - destacou Francelino Pereira.

O IDH, informou, é um índice medido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que varia de um a zero e mede os avanços de um país em três dimensões: esperança de vida ao nascer, educação e Produto Interno Bruto (PIB) per capita. "Isso quer dizer que, quanto mais próximo do número um for o índice, mais alto é o desenvolvimento humano", disse o senador.

Francelino Pereira também fez um apelo ao Comando da Aeronáutica em favor da complementação do projeto de construção do aeroporto de Diamantina. De acordo com ele, é preciso ampliar a pista de pouso e seu balizamento, para permitir a operação de aeronaves maiores. Na opinião do senador, a medida torna-se ainda mais necessária em razão da movimentação que certamente haverá na cidade, em decorrência das comemorações do 100º aniversário de nascimento do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek.

- Além disso, Diamantina necessita de um aeroporto compatível com o seu desenvolvimento político, econômico, social e, sobretudo, turístico, pois a inclusão da cidade, pela Nações Unidas, na categoria de Patrimônio Cultural da Humanidade, representou um importante atrativo para turistas nacionais e estrangeiros - concluiu Francelino Pereira.

15/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


FRANCELINO DESTACA DIAMANTINA COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Francelino quer votação de projeto sobre faculdade em Diamantina

Luiz Otávio elogia lançamento, pelo governo federal, do Projeto Alvorada

REUNIÃO DA SUDENE EM DIAMANTINA É DESTACADA POR FRANCELINO

DIAMANTINA, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE É TEMA DE ENTREVISTA DE FRANCELINO

FRANCELINO: DIAMANTINA LUTA PARA SER PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE