Francelino e Arlindo Porto autografam livros no Salão de MG



Nesta sexta-feira (16), a partir das 18h, o 3º Salão do Livro de Minas Gerais recebe dois senadores do estado: Francelino Pereira (PFL) e Arlindo Porto (PTB) estarão no estande do Senado para autografar livros de sua autoria, editados pela Secretaria Especial de Edições Técnicas.

Arlindo Porto lança, às 18h, o livro Força de Minas no Senado, que traz discursos feitos durante o mandato sobre temas relevantes para o país e para Minas Gerais. O senador também vai distribuir cópias de leis importantes, como o novo Código Civil, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor e um Manual de Obtenção de Recursos Federais por municípios.

Francelino é esperado às 19h para autografar três livros de sua autoria: Pedro Aleixo - Uma Visão de Um Estadista da República, Milton Campos - O Reformador Social e Político e Castelinho - O Reinventor do JornalismoPolítico no Brasil.

Os três livros de Francelino (veja resenhas abaixo) têm por base pronunciamentos feitos da tribuna do Senado e da Câmara por ocasião de sessões em homenagem ao governador e ministro da Justiça Milton Campos, ao vice-presidente Pedro Aleixo e ao jornalista Carlos Castello Branco.

A Comissão das Feiras de Livro, responsável pela participação do Senado em eventos literários por todo o país, aproveita a oportunidade para realizar o lançamento do CD-ROM com toda a legislação republicana brasileira. O CD traz os textos integrais de toda a legislação editada entre 1945 e 2002, incluindo as constituições do período e decretos do Executivo. Referências à legislação editada de 1989 a 1944 também constam do CD, que conta com um mecanismo de busca completo.

O terceiro senador pelo estado, José Alencar (PL), comunicou seu interesse de visitar o estande do Senado no 3º Salão do Livro. O senador, que é candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva, estará em Belo Horizonte nesta sexta-feira para compromissos de campanha e disse que espera passar pelo evento acompanhado de Lula. O Salão do Livro fica aberto à visitação até o próximo domingo (dia 18).

· Castelinho - O Reinventor do Jornalismo Político no Brasil, prefaciado pelo jornalista Rubem Azevedo Lima, traça a trajetória de Carlos Castello Branco desde seus tempos de estudante de Direito em Belo Horizonte, o início da carreira de jornalista, até tornar-se o mais respeitado analista da vida política do país. Inclui ainda a transcrição da entrevista que Castelinho concedeu ao cineasta Glauber Rocha para o filme Idade da Terra, a primeira vez em que o jornalista falou, de improviso, sobre fatos da história recente do país.

· Milton Campos - O Reformador Social e Político mostra a preocupação do governador e grande político mineiro com as questões sociais, com a justiça social. O livro apresenta a homenagem feita por Francelino por ocasião da morte de Milton Campos, em 1972. O livro é prefaciado por Afonso Arinos Filho, membro da Academia Brasileira de Letras.

· Pedro Aleixo - Visão de Um Estadista da República traz a íntegra da conversa que Francelino teve com os filhos de Pedro Aleixo. Nos diálogos, o senador colheu subsídios para discurso, que representa a visão e as reminiscências da família. O senador usa ainda o conhecimento direto que teve de Pedro Aleixo. O livro inclui um documento inédito: o relatório que Pedro Aleixo fez ao presidente da UDN mineira, em 1960, a respeito da candidatura de Magalhães Pinto ao governo de Minas Gerais, em 1960.



15/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys e Paim autografam livros na Feira do Livro de Porto Alegre

SENADORES AUTOGRAFAM LIVROS E ENTREGAM OBRAS EM BRAILE EM PORTO ALEGRE

Chargistas autografam 'Salão de Humor da Anistia'

ACM acredita em vitória de Arlindo Porto

ARLINDO PORTO DÁ EXEMPLO DE MUTUÁRIO DO SFH

ARLINDO PORTO QUER REVISÃO URGENTE DO IDH-14