FRANCELINO ELOGIA "O SEGREDO DO COFRE"
O senador Francelino Pereira (PFL-MG) elogiou em plenário hoje (dia 22) a obraO Segredo do Cofre, das jornalistas Valderez Caetano e Ana Paula Padrão, por entender que o livro vai permitir "um debate nacional sobre o endividamento dos estados e municípios, sobre a necessidade de repensar a distribuição dos encargos entre os três entes da federação, e de dar celeridade às reformas - a alternativa mais visível para solucionar a crise fiscal."
Na sua opinião, o pagamento dos servidores, que compromete quase a totalidade de suas receitas, somado às elevadas taxas de juros, tem agravado a situação financeira dos estados.
Comentou Francelino Pereira que, vencendo o desafio de traduzir o "economês" para linguagem simples, as autoras explicam "o difícil paradoxo do agravamento da crise financeira estadual em decorrência do plano de estabilização: a inflação como instrumento de ajuste de gastos, especialmente de pessoal, bastando aos governo atrasarem o salário dos servidores por alguns dias para cobrir a própria folha pagamento; com o fim da inflação, a quase totalidade da receita dos estados passou a ficar comprometida com essa despesa.
Referindo-se à análise apresentada no livro, ele relatou que as taxas de juros elevadas também contribuíram para dificultar a situação financeira dos estados e municípios. Destaca o senador que o novo projeto de refinanciamento das dívidas dos Estados e Municípios em execução é "a última tentativa de resolver o problema".
Francelino citou ainda a análise feita por Ana Paula Padrão e Valderez Caetano sobre a atuação da CPI instituída no Senado para investigar a emissão irregular de títulos públicos para pagamento de precatórios judiciais. "Com seu senso crítico, avaliam os resultados daquela CPI, condenam a impunidade e oferecem sugestões ao Congresso e ao Executivo," disse.
- As autoras se preocupam, sobretudo, com o futuro, indagando como as gerações que virão vão entender que precisam pagar a conta da má gestão, muitas vezes criminosa, dos recursos públicos, que gerou compromissos pelas próximas décadas - enfatizou o senador.
22/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
FRANCELINO ELOGIA DEDICAÇÃO DE ONOFRE
Francelino elogia atuação de Pazzianotto à frente do TST
FRANCELINO ELOGIA PROJETO DA RESPONSABILIDADE FISCAL
FRANCELINO ELOGIA CONDUTA DE ELCIO ALVARES
FRANCELINO ELOGIA INAUGURAÇÃO DE FÁBRICA DE CAMINHÕES EM MINAS
FRANCELINO ELOGIA LIVRO DE POEMAS DE MAURO SALLES