FRANCELINO ENALTECE TRABALHO DA EMBRAPA



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) lembrou os 25 anos de atuação da Embrapa, dizendo que, graças ao seu trabalho, hoje é possível plantar soja no cerrado; o semi-árido nordestino exporta frutas; dezenas de pragas das lavouras desapareceram; o trigo brasileiro é tão bom quanto os melhores do mundo; e as lavouras ficaram mais produtivas com custos menores.

Ele definiu o trabalho da Embrapa como de extraordinária importância para o desenvolvimento da pesquisa agropecuária no Brasil, afirmando que o complexo agropecuário brasileiro movimenta hoje cerca de 40% do PIB, mais de US$308 bilhões, envolvendo 17 milhões de brasileiros.

- Foi nesse enorme campo de atuação que a empresa, hoje uma das maiores instituições de pesquisa no mundo tropical, gerou milhares de tecnologias incorporadas aos sistemas de produção de centenas de produtos, explicou o parlamentar.

Conforme Francelino Pereira, hoje a Embrapa possui 9 mil empregados, dos quais 2.100 pesquisadores, 52% com mestrado e 40% com doutorado. Entre as conquistas da empresa, ele mencionou a substituição de fertilizantes químicos por processos biológicos e a substituição de agrotóxicos por métodos de controle natural.

O senador ainda disse que, além de manter 3.844 convênios com instituições brasileiras, a Embrapa tem convênio com 155 instituições de 56 países. "Ela também exporta tecnologia e tem o maior volume de conhecimento sobre agricultura tropical no mundo", afirmou Francelino. Ele saudou os servidores da empresa e seu presidente, Alberto Duque Portugal, por esse trabalho em favor do desenvolvimento da agropecuária brasileira.



07/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy enaltece trabalho social da CNBB

TIÃO VIANA ENALTECE TRABALHO DE MISSIONÁRIO

SUASSUNA ENALTECE TRABALHO DA FUNDAÇÃO LAUREANO

Mário Couto enaltece o trabalho duro dos vaqueiros

JUCÁ ENALTECE TRABALHO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA

Sarney enaltece trabalho religioso, moral e social dos evangélicos