SUASSUNA ENALTECE TRABALHO DA FUNDAÇÃO LAUREANO
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) considerou hoje (dia 12) "insubstituível" o serviço prestado ao Nordeste, especialmente à Paraíba, pela Fundação Napoleão Laureano de Combate ao Câncer, entendendo ser um exemplo de empreendimento bem sucedido que responde às necessidades da população. Nesse sentido, ele defendeu a importância de o governo federal auxiliar instituições como essa "para que possam continuar cumprindo sua missão".
Lamentou Suassuna o silêncio da imprensa em relação a "experiências exemplares" que revelam um quadro diferente do "abandono e desalento" característicos do sistema de saúde no país. Ele alertou para a superlotação dos hospitais públicos, ainda carentes de profissionais e remédios, e para o problema do atendimento privado "altamente seletivo, marcado por preços exorbitantes e pela extorsão dos planos de saúde".
O senador chamou a atenção para "resultados quantitativamente significativos" que justificam a importância do hospital Laureano para o Nordeste. Segundo relatório referente às atividades da instituição em 96, a freqüência registrada por mês no ambulatório é de 10 mil pessoas, a maioria "gente simples, do interior, sem renda familiar estável e totalmente desprovida de informações sobre as doenças de que é acometida", assinalou o senador.
Ney Suassuna lembrou experiência semelhante desenvolvida no Hospital do Câncer de Campina Grande. "Nos moldes do exemplo da Fundação Laureano, esse hospital tem ajudado a minorar as angústias e o sofrimento do doente mais pobre", acrescentou.
Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) apoiou o pronunciamento de Suassuna e lembrou o trabalho que o Instituto do Câncer em São Paulo vem desenvolvendo, "sempre lutando por verbas e buscando a conscientização da sociedade".
12/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
FRANCELINO ENALTECE TRABALHO DA EMBRAPA
Suplicy enaltece trabalho social da CNBB
TIÃO VIANA ENALTECE TRABALHO DE MISSIONÁRIO
Mário Couto enaltece o trabalho duro dos vaqueiros
JUCÁ ENALTECE TRABALHO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA
Sarney enaltece trabalho religioso, moral e social dos evangélicos