FRANCELINO PEDE MAIS RECURSOS PARA A SUDENE



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) pediu a liberação de mais recursos para a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) com vistas a reduzir as desigualdades regionais do país. Ele informou que nos últimos anos houve uma queda no volume dos benefícios fiscais aplicados no Nordeste e outras regiões abrangidas por aquele órgão federal, como o norte do Espírito Santo e o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Para Francelino Pereira, a anunciada modernização da Sudene pode melhorar o trabalho da instituição, mas se os recursos não forem suficientes para cumprir os seus objetivos sociais, de nada adiantarão os esforços burocráticos da mesma.
Tomando por base os próprios dados oficiais da Sudene, Francelino Pereira informou que a diminuição dos benefícios fiscais aplicados no Nordeste vem ocorrendo desde 1997, quando se registrou um percentual de 13,9% do total aplicado em outros organismos de desenvolvimento regional. Em 1998, o percentual caiu para 13,8% e no ano passado bateu na casa dos 11,6%.
- Enquanto isso, a região Sudeste foi contemplada com 42,8% dos recursos oriundos de renúncia fiscal, cifra que cresceu em 1998 para 44%. Chegando praticamente à metade do total nacional no ano passado, quando o percentual foi de 49,8% - disse o senador, ao informar que a redução também ocorreu nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste, "agravando ainda mais o quadro das desigualdades regionais".

27/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


FRANCELINO PEDE HOMENAGEM À SUDENE

PARA FRANCELINO PEREIRA, A SUDENE MUDOU A FISIONOMIA DO NORDESTE

REUNIÃO DA SUDENE EM DIAMANTINA É DESTACADA POR FRANCELINO

PROJETO DE FRANCELINO AJUDA NOVOS MUNICÍPIOS DA SUDENE

"INCLUSÃO NA ÁREA DA SUDENE FAZ JUSTIÇA AO VALE DO JEQUITINHONHA", DIZ FRANCELINO

FRANCELINO APÓIA INCLUSÃO DO VALE DO JEQUITINHONHA NA ÁREA DA SUDENE