Francelino quer mais segurança nos aeroportos brasileiros



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) afirmou que o Brasil tem que modificar o funcionamento de seus aeroportos, diante do drama dos ataques terroristas ocorridos nos Estados Unidos na última terça-feira, que estão repercutindo em todo o mundo. Para o senador, os principais aeroportos que merecem atenção no país são os de Pampulha, em Belo Horizonte (MG); Congonhas, São Paulo (SP) e Santos Dumont, Rio de Janeiro (RJ). Segundo o senador, que discursou no Plenário nesta sexta-feira (dia 14), iniciativas de segurança nesses aeroportos podem evitar futuras catástrofes.

Na opinião de Francelino, esses aeroportos localizados em grandes centros urbanos estão sendo muito utilizados por comodidade, colocando em risco os passageiros e as cidades. Especificamente em Belo Horizonte, narrou o senador, o aeroporto de Confins, perfeitamente seguro e bem preparado, está sendo subutilizado. "Foram gastos US$ 400 milhões na construção de Confins, num espaço adequado e compatível", afirmou.

O senador sugeriu um debate sério sobre a aviação civil e disse esperar que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) marque audiência pública para discutir o assunto. Requerimento de Francelino nesse sentido já foi aprovado na comissão. Em aparte, o senador Carlos Patrocínio (sem partido -TO) disse que o mundo será diferente depois dos atentados praticados nos EUA, sobretudo na aviação civil. Para o senador, os aeroportos citados por Francelino são "barris de pólvora".

14/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasileiros foram os mais barrados em aeroportos de países da UE em 2010

Capacidade dos aeroportos brasileiros aumenta em mais de 13 milhões de passageiros por ano

Mais de 200 municípios brasileiros terão seus aeroportos reestruturados

Magno Malta quer saber a razão dos altos preços nos restaurantes e lanchonetes dos aeroportos brasileiros

Aeroportos nos centros das grandes capitais preocupam Francelino

Patriota defende mais espaço para brasileiros e africanos no Conselho de Segurança da ONU