Mais de 200 municípios brasileiros terão seus aeroportos reestruturados
Meta é ampliar de 71% para 94% o percentual de brasileiros atendidos por aeroportos no País
Sessenta e cinco destinos brasileiros, considerados polos de atividade turística no País, serão contemplados pelo Plano de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil, divulgado nessa segunda-feira (16) em Brasília.
Ao todo, terminais de aeroportos de mais de 200 municípios serão construídos, ampliados ou modernizados. O plano contempla, além da infraestrutura, investimentos em processos de gestão.
No processo de mapeamento dos locais que podem potencializar o turismo, foi observada a quantidade de rotas disponíveis, a infraestrutura dos terminais e os critérios de acessibilidade (integração com outros transportes). Foram avaliados cerca de 150 municípios atendidos pela aviação regular no Brasil.
Segundo o gerente de Política de Serviços Aéreos da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Gustavo Fleury, a meta é ampliar de 71% para 94% o percentual de brasileiros atendidos por aeroportos no País. “A movimentação dos aeroportos brasileiros cresceu cerca de 40% nos últimos anos, e muito se deve ao turismo”, assegurou Gustavo.
O plano está sendo preparado pela Secretaria de Aviação Civil com a participação do Ministério do Turismo, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Agência Nacional de Aviação Civil, Infraero e governos estaduais.
Investimentos
As empresas concessionárias dos aeroportos internacionais de Brasília, Viracopos (Campinas) e Garulhos (São Paulo) anunciaram investimentos para a construção de novos terminais e ampliação de pistas, pátios e estacionamentos.
Os três aeroportos foram leiloados em fevereiro e, juntos, respondem pela movimentação de 30% da demanda nacional de passageiros e por mais da metade do transporte de carga aérea. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a transferência do controle desses aeroportos à iniciativa privada não vai implicar em aumento de tarifa para os passageiros.
A Infraero e o Governo de Mato Grosso também assinaram convênio para a abertura de licitação das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Cuiabá/Várzea Grande – Marechal Rondon (MT).
Os trabalhos, parte do cronograma de melhorias para a Copa do Mundo de 2014, têm conclusão prevista para dezembro de 2013 e deverão aumentar a capacidade operacional do terminal, em Mato Grosso, para 5,7 milhões de passageiros por ano.
17/07/2012 17:27
Artigos Relacionados
Municípios da Grande SP terão fotos atualizadas de seus territórios
Francelino quer mais segurança nos aeroportos brasileiros
Brasileiros foram os mais barrados em aeroportos de países da UE em 2010
Capacidade dos aeroportos brasileiros aumenta em mais de 13 milhões de passageiros por ano
Brasileiros terão mais um ponto de atendimento bancário no Estados Unidos
Brasileiros, chineses e indianos terão mais facilidade para entrar nos EUA