Franceses levam projeto gaúcho para desempregados
Integravam a comitiva o agricultor José Bové, da Via Campesina, o ativista François Dufour, vice-presidente da ATAC (movimento pela defesa da taxa Tobin), Ane Marie Crosville, coordenadora de uma instituição que atende crianças vítimas da violência, em Cachoeirinha, além de representantes de vários sindicatos, de organizações não-governamentais e jornalistas de diversos jornais, rádios e televisões da França.
No encontro com os assentados do MTD e o deputado Padre Roque, cujo gabinete na Assembléia Legislativa é ponto de articulação do movimento, que completa dois anos em maio, os franceses visitaram o assentamento Monte Belo, quando ouviram das lideranças as formas de organização e o trabalho rururbano que vem sendo desenvolvido na área. Os representantes de uma associação francesa, que está iniciando trabalho de organização com desempregados daquele país, trocaram idéias com os gaúchos e levaram os pressupostos do projeto do deputado Grazziotin. Os visitantes também convidaram Padre Roque e o MTD para ir à França, a fim de trocarem experiência com os movimentos de lá.
Pelo projeto do deputado, o Executivo fica responsável em proporcionar ocupação e renda a trabalhadores desempregados, pelo prazo de seis meses, com a concessão de bolsa auxílio-desemprego, no valor de um salário mínimo, cesta básica, vale-transporte e cursos de qualificação profissional.
02/04/2002
Artigos Relacionados
Zambiasi e Zachia levam abraço gaúcho à Seleção
Deputados levam posição do PMDB gaúcho a Brasília
Zambiasi e líderes das Bancadas da AL levam abraço gaúcho à Seleção
Projeto suspende pagamentos de prestações de financiamentos habitacionais da CEF para desempregados
Projeto permite a desempregados sacar recursos do PIS-Pasep
Projeto de Saturnino isenta desempregados de pagamento de custas processuais