Francisco Dornelles se manifesta contra a criação de estatal do ramo de seguros



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (14), a intenção do governo federal, divulgada pela imprensa ontem, de criar uma empresa estatal na área de seguros. A companhia, que poderá ser instituída por meio de projeto de lei, deverá ser denominada Empresa Brasileira de Seguros S.A. (EBS).

- Seria uma agressão, um absurdo, um desrespeito ao Congresso Nacional criar uma empresa de seguros por meio de medida provisória. Hoje, já tivemos maior tranquilidade, porque o governo anunciou que pretende criar, sim, uma empresa estatal de seguros, mas por meio de lei - afirmou o senador, que é contrário à criação de uma estatal no setor.

Na avaliação de Dornelles, não há nenhuma razão para que o Executivo crie uma empresa estatal para operar na área de seguros, uma vez que as empresas privadas que atuam no país, são, de acordo com ele, "altamente qualificadas".

- O Brasil, há três anos, numa proposta do próprio governo Lula, quebrou o monopólio de resseguros do IRB [Instituto de Resseguros do Brasil], e desde aquela época, um grande número de resseguradoras internacionais veio para o Brasil. Existe uma possibilidade enorme de crescimento do setor. De modo que não vejo motivo, razão, que justifique a criação de uma empresa estatal para atuar na área de seguro - disse.



14/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles critica proposta de criação de nova estatal de petróleo

Francisco Dornelles manifesta apoio ao governador do Rio de Janeiro

Francisco Dornelles propõe criação do Conselho de Defesa Comercial

Francisco Dornelles quer criação do Conselho de Defesa Comercial

Francisco Dornelles quer criação do Conselho de Defesa Comercial

Francisco Dornelles defende criação de empresa individual de responsabilidade limitada