Frases dos senadores que se posicionaram contra o relatório de Geraldo Mesquita



Paulo Octávio (PFL-DF) - -Fiz o relatório com a consciência tranqüila, com a convicção e com a certeza de que, em todos os documentos que li e em todas as reuniões que assisti, não encontrei nada que pudesse comprovar que o senador Antonio Carlos Magalhães é o autor das escutas telefônicas ilegais na Bahia. Não sou da Bahia, nem amigo íntimo dele, mas, até agora, não existe nada que possa condená-lo-.

Rodolpho Tourinho (PFL-BA) - -Não é possível apenas analisar a lista de vítimas das escutas ilegais e concluir pela imposição de uma pena a alguém por mera inferência. Sequer o inquérito policial conseguiu, até agora, apurar a autoria da escuta ilegal. O próprio senador [o relator Geraldo Mesquita Júnior], em seu relatório, afirma que os fatos não estão cabalmente comprovados-.

Marcelo Crivella (PL-RJ) - -Sinto profundo pesar de que a vida tenha trazido tantas armadilhas para o senador Antonio Carlos Magalhães. Peço aos companheiros que cada um de nós possamos, no fundo da nossa consciência, pesar numa balança e verificar se, durante a investigação e agora no momento do voto, estamos sendo justos-.

César Borges (PFL-BA) - -O relatório do senador Geraldo Mesquita Júnior mais parece uma peça acusatória. Sequer considera os argumentos apresentados pela defesa do senador Antonio Carlos Magalhães. Não sei se o relator ficou ofendido por Antonio Carlos ter apresentado seus argumentos por escrito. Mas esse direito foi dado pela própria presidência do Conselho de Ética-.

José Agripino (PFL-RN) - -A cassação para um político é como uma pena capital, uma pena de morte. Eu me pergunto: há justificativas cabais, provas irrefutáveis de que o senador Antonio Carlos Magalhães é culpado, para merecer a pena capital proposta pelo relator? O relatório contém apenas ilações e indícios, culpas claras, não existem-.

João Alberto Souza (PMDB-MA) - -Por falta de provas e em respeito aos 3 milhões de votos da Bahia, voto pelo arquivamento do processo-.



29/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Frases dos senadores que votaram a favor do relatório de Geraldo Mesquita

Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior

Conselho de Ética analisa relatório de Demóstenes sobre denúncia contra Geraldo mesquita

Conselho de Ética vota relatório de Geraldo Mesquita sobre ACM na terça, dia 22

Geraldo Mesquita apresenta na terça relatório sobre caso dos grampos na Bahia

Geraldo Mesquita Júnior anuncia realização de relatório sobre direitos humanos no Mercosul