Freire aponta erro da "Folha" e acusa PSDB de tentar censurar Ciro Gomes



O senador Roberto Freire (PPS-PE) disse nesta quinta-feira (25) que o jornal Folha de S. Paulo errou ao noticiar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vetou o candidato do partido, Ciro Gomes, em programas do PDT e do PTB no horário de propaganda a que os partidos têm direito no rádio e na televisão antes do dia 6 de julho, data da abertura oficial da campanha eleitoral. Freire acusou também o PSDB de tentar censurar a presença de Ciro na mídia, ao representar no TSE contra o candidato:

- Ao tentar censurar Ciro Gomes, impedindo a sua participação nos programas partidários do PDT e do PTB, o PSDB cumpre um papel que mancha a biografia de seus membros, em sua maioria oriundos de lutas democráticas, libertárias, em períodos obscuros da história do Brasil - disse Roberto Freire.

O senador discursou durante a ordem do dia do Senado, na discussão da proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Bernardo Cabral (PFL-AM) que garante aos partidos o direito de livre associação nas eleições deste ano.

Freire, que é a favor da PEC, explicou que, na verdade, houve a representação do PSDB ao TSE contra a presença de Ciro nos futuros programas do PDT e do PTB. O tribunal arquivou a representação, e houve a seguir um pedido de desarquivamento, um agravo regimental, que novamente foi rejeitado:

- Na resposta ao agravo regimental, o ministro do TSE fez alguns comentários, em que A Folha se baseou para tirar conclusões equivocadas. Quanto ao PSDB, tentou agora censurar Ciro Gomes, mas omitiu-se quando o mesmo foi feito com supostos "fenômenos" eleitorais, como a ex-candidata Roseana Sarney e mesmo com o Lula, que, graças ao trabalho de marketing, está sendo chamado de "Dula" (referência ao marqueteiro Duda Mendonça) - explicou Roberto Freire.

O senador criticou também a decisão do TSE de vincular verticalmente as coligações. Disse que a decisão é arbitrária e levou ao surgimento de aberrações como as candidaturas "camarão", "mula-sem-cabeça", candidatos "laranjas" e outros arranjos semelhantes.



25/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ciro Gomes diz que argumentos de críticos da transposição induzem ao erro

Freire reafirma coligação em torno de Ciro Gomes

Gleisi Hoffman acusa PSDB de proselitismo e aponta maior ganho real do mínimo na história recente

Freire critica atitude de FHC de tentar barrar crescimento do PPS

Mário Couto acusa Lula de tentar desmoralizar STF

Vieira acusa governo de tentar promover censura