Freire elogia Embrapa pela clonagem de bezerra



Ao parabenizar a equipe da Embrapa por ter conseguido clonar uma bezerra da raça simental, o senador Roberto Freire (PPS-PE) comentou que o Brasil demonstrou ter vocação para transformar-se rapidamente em uma grande potência. Ele destacou o fato de o país ter ingressado no pequeno círculo de nações - como a Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e Japão - que dominam a técnica da clonagem.

- Perdemos várias oportunidades ao longo do tempo, e muitos dos nossos desequilíbrios sociais e econômicos atuais derivam desse fato. Não conseguimos ser parceiros destacados da revolução industrial e não nos inserimos no forte processo de desenvolvimento alcançado por tantos países no século passado - afirmou Freire.

Por outro lado, o senador disse acreditar que, com a revolução técnica e científica, o Brasil apresenta-se ao mundo com inúmeras vantagens comparativas, não podendo deixar de evoluir. Para isso, prosseguiu Freire, são necessárias políticas públicas bem estruturadas e estrategicamente definidas dos empreendedores, cientistas, institutos e centros de pesquisas públicos e privados.

Freire afirmou que a experiência bem-sucedida da Embrapa comprova que o progresso e as conquistas da civilização ultrapassam o fundamentalismo ideológico e "os que se apegam a concepções ideológicas atrasadas e conservadoras". Ele lamentou que ainda aconteçam restrições ao desenvolvimento da pesquisa, como ocorreu no Rio Grande do Sul, onde alguns participantes do Fórum Social Mundial atearam fogo em plantações experimentais de soja transgênica.

28/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Carlos Bezerra responsabiliza administradora no caso de clonagem de cartão

FREIRE ELOGIA CPI DO JUDICIÁRIO

Mendonça Filho elogia Roberto Freire

Freire elogia revitalização do Conselho de Desenvolvimento do Recife

FREIRE ELOGIA GOVERNO POR AVANÇOS NO ENSINO PÚBLICO

Papaléo elogia o trabalho da Embrapa