Freire prevê dificuldades para reforma tributária



O senador Roberto Freire (PPS-PE) prevê dificuldades para a aprovação da reforma tributária, um dos compromissos assumidos pelo novo presidente do Senado, Jader Barbalho.

- É uma tarefa muito difícil porque envolve a acomodação de interesses complexos, de grupos econômicos e da própria federação - disse Freire, para quem isso só seria possível se a proposta fosse patrocinada por um governo unido e com grande peso político, o que, a seu ver, não é o caso.

Quanto à reforma do Judiciário, pretendida por Jader, Roberto Freire está mais otimista.

- A proposta está em andamento e Jader tem uma visão boa sobre o assunto: quer alterar o processo judicial, em vez de se preocupar apenas com reformas constitucionais - afirmou.

Também comentando as promessas de Jader Barbalho, o líder do Bloco Oposição, senador José Eduardo Dutra (PT-SE), disse esperar que o mesmo espírito democrático que presidiu a composição da Mesa seja mantido na próxima terça-feira (dia 20), quando haverá definição das presidências das comissões.

A oposição pretende, segundo Dutra, ter a presidência de uma das comissões mais cobiçadas. Entre essas, estão a de Constituição, Justiça e Cidadania; a de Assuntos Econômicos; a de Assuntos Sociais e a de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

O senador defendeu ainda que o Ministério Público apure as acusações trocadas entre os senadores Jader Barbalho e Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) durante as eleições. "Não podemos fingir que não aconteceu nada e que foi apenas um embate pré-eleitoral", afirmou.

15/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros prevê dificuldades na reforma do ICMS

ROBERTO FREIRE: REFORMA TRIBUTÁRIA É PRIORIDADE

Freire prevê resistência às propostas da reforma política

Freire prevê resistência às propostas da reforma política

ROBERTO FREIRE QUER URGÊNCIA NA VOTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

Audiência pública analisa dificuldades de estados pobres em atrair investimentos após reforma tributária