FREIRE REBATE CRÍTICAS AO NOVO CÓDIGO DE TRÂNSITO



O senador Roberto Freire (PPS-PE) afirmou que o Brasil precisa construir uma "civilização respeitosa consigo", e que o acatamento e observância ao novo Código de Trânsito é uma trilha importante nesse objetivo maior. "Nesse sentido não podemos ser brandos, sob pena de nos tornarmos bárbaros", destacou.

Segundo Roberto Freire, com a implantação do novo código temos assistido a uma curiosa cruzada em favor da transgressão de regras e pela impunidade nas ruas. O senador assinalou que "alguns jornalistas incautos e uma população permissiva e leniente vasculham argumentos que chegam a ser infantis, de tão inconsistentes".

Em defesa do novo instrumento de lei, o senador disse que, 3 dias após a publicação do Código, a queda no número de acidentes na cidade de Santos, São Paulo, foi de 50%.

Roberto Freire lembrou que o que está em jogo, entretanto, é a possibilidade de construção de uma sociedade mais civilizada e baseada no respeito à pessoa e à vida. "Uma sociedade intrinsecamente democrática, em que todos sejam iguais perante as leis, sem favorecimentos ou apadrinhamentos, sem os jeitinhos, a corrupção e outras mazelas".

Finalmente, o senador elogiou artigo do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, na revista Veja, intitulado "A lei da selva tenta uma cartada" pela crítica contundente à excessiva tolerância com o desrespeito às leis e à proteção quase paternal que devotamos a infratores em geral.



29/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro do STF rebate críticas de juristas ao novo Código Civil

Jayme Campos rebate críticas de defensores de animais contra emendas ao novo Código Penal

SUPLICY REBATE CRÍTICAS DE FREIRE A PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA

Zulke rebate críticas do prefeito de Novo Hamburgo sobre segurança pública

Zulke rebate críticas do prefeito de Novo Hamburgo sobre segurança pública

DICAS DO NOVO CÓDIGO DE TRÂNSITO