FREITAS: BRASIL MUDOU PERFIL POPULACIONAL MAS NÃO RESOLVEU PROBLEMAS BÁSICOS
O senador Freitas Neto (PFL-PI), ao comentar hoje (dia 7) informações da Contagem Nacional de População realizada pelo IBGE, disse que "o Brasil chega ao limiar de um novo milênio com um perfil populacional que difere de tudo que temos visto nas últimas décadas, mas não resolveu, porém, dificuldades básicas como os desequilíbrios regionais de renda que o dividem, hoje como nunca, em vários Brasis, uns dos ricos e outros dos pobres".
Para o senador, os dados mostram a necessidade de se incrementarem determinados investimentos na área social e, ao mesmo tempo, comprovam que "terminou o pesadelo do crescimento descontrolado da população brasileira, ameaçando trazer consigo gravíssimos descompassos em termos de atendimento de necessidades básicas, como a alimentação".
Freitas Neto destacou que a pesquisa do IBGE mostrou que a migração interna se modificou de forma radical. Exemplificando, disse que, nos últimos 5 anos, a migração no sentido Nordeste-Sudeste de 9% inferior à verificada no quinquênio anterior. Enquanto isso, crescia em 14% o número de pessoas que se transferiram do Sudeste para o Nordeste, informou.
O senador observou que esses dados não significam uma redução da migração. Conforme explicou, caiu a migração entre regiões, mas, entretanto, ela permanece em padrões elevados no sentido campo-cidade, provocando a criação de enormes bolsões de pobreza.
Freitas Neto disse, ainda, que a queda nos níveis de inflação é um grande avanço do ponto de vista social. "Não podemos esquecer de que a inflação representa um imposto cobrado principalmente dos segmentos mais pobres da população", frisou ele.
07/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Crescimento populacional do Brasil é o menor já registrado
Portaria padroniza conceitos básicos sobre o artesanato no Brasil
Jucá diz que governo FHC mudou radicalmente o Brasil
Dutra diz que o PT mudou porque o Brasil e o mundo mudaram
Simon: Brasil mudou repentinamente com a morte de Getúlio Vargas
Pesquisa aborda o perfil das despesas no Brasil