Dutra diz que o PT mudou porque o Brasil e o mundo mudaram



-O PT é um partido que tem mudado sim. O PT de 2002 não é o mesmo PT de 1980, por alguns motivos óbvios. Porque o Brasil de 2002 não é o Brasil de 1980, nem o mundo de 2002 é o mundo de 1980-. A afirmação foi feita na tarde desta quarta-feira (12) pelo senador José Eduardo Dutra (PT-SE), para refutar discurso em que, de manhã, o senador Geraldo Melo (PSDB-RN) apontara contradições nas posições do Partido dos Trabalhadores.

Dutra disse que a grande vontade do PSDB é chegar para o PT e dizer -eu sou vocês amanhã-. Mas ele assegurou que isso não acontecerá porque o Partido dos Trabalhadores tem mudado, e porque mudar é a obrigação de qualquer legenda partidária inserida na realidade do mundo. Citando o deputado José Genoíno, Dutra disse ainda: -nós temos tido a capacidade de mudar sem mudar de lado-.

Ele afirmou que não foi isso, contudo, o que aconteceu com o PSDB, até porque Geraldo Melo afirmara, pela manhã, que o partido do governo não estava disposto a aceitar responsabilidades que não eram dele.

- Senador Geraldo Melo, a situação que o Brasil vive hoje é responsabilidade de Vossas Excelências sim, do governo que Vossa Excelência apóia, do partido de Vossa Excelência - sustentou o parlamentar petista.

Dutra enfatizou ser do PSDB a responsabilidade pela situação que o Brasil vive hoje e assegurou que a população está desconfiada disso, até porque há quatro anos ouviu o candidato que derrubou a inflação garantir que ia derrubar o desemprego. Acrescentou que, ao longo dos últimos anos, a população viu a dívida pública chegar a mais de 50% do PIB, com as reservas brasileiras caindo, em três meses, de US$ 50 para US$ 20 bilhões.

O senador considerou surpreendente que uma campanha contrária a Lula, conduzida pelas agências e pelos bancos, seja assumida pelo candidato e pelos partidos oficiais, sempre com base na tese de que se deve deixar a mão invisível do mercado reger os destinos do Brasil. Ele afirmou que os mesmos arautos do mercado que agora bradam argumentos contra o PT, apontando o que acontece com a Argentina, já elogiaram o que Carlos Menem fazia naquele país, inclusive o câmbio fixo. E, irônico, perguntou:

- Será que a responsabilidade pela situação a que chegou a Argentina é da esquerda?



12/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet mudou voto porque governo não cumpriu promessa

Olívio Dutra diz que Ford não ficou no Estado porque não quis

Jucá diz que governo FHC mudou radicalmente o Brasil

Simon: Brasil mudou repentinamente com a morte de Getúlio Vargas

Desigualdade cai no Brasil porque renda cresce no Nordeste, apontam especialistas

FREITAS: BRASIL MUDOU PERFIL POPULACIONAL MAS NÃO RESOLVEU PROBLEMAS BÁSICOS