Frente Parlamentar apoiará criação de Museu da Memória Afro
Na tarde dessa terça-feira (26), foi lançada, na Câmara dos Deputados, uma Frente Parlamentar em apoio à criação do Museu Nacional da Memória Afro em Brasília. O ato foi coordenado pelo deputado Edson Santos. A ministra Marta Suplicy compareceu à cerimônia de lançamento da Frente e expressou seu empenho na construção do museu: "Eu acredito que iniciar as obras do Museu vai ser a coisa mais importante da minha gestão no MinC", disse Marta.
Segundo o deputado Edson Santos, que classificou a construção do Museu como "um sonho", a frente já conta com 210 deputados que apoiam sua realização.
A ministra Marta Suplicy também ressaltou a importância simbólica de o museu ser construído na capital do País: "O Brasil tem uma identidade negra. O nosso País é um País negro. Essa história precisa ser contada".
Compuseram a mesa, ao lado da ministra da Cultura, os presidentes da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra; Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), Ângelo Oswaldo; o da Fundação Casa de Rui Barbosa, Manolo Rangel; e a deputada Jandira Feghali.
Experiência diferenciada
Marta Suplicy destacou também que o museu será um espaço moderno e um Centro de Referência da Cultura Negra, onde o visitante poderá, através do uso de interatividade e tecnologia de ponta, conhecer a trajetória dos povos afrodescendentes no Brasil e reconhecer a importância deles na construção da identidade cultural do País. O projeto já existe e está sendo reformulado pela Fundação Cultural Palmares em conjunto com o Ibram.
A ministra informou ainda que estão sendo coletadas experiências em museus de todo o mundo, de modo a buscar a melhor forma de contar a história do negro no Brasil: "Precisamos reconhecer de vez os males que a escravidão deixou no Brasil e a importância da contribuição dos afrodescendentes para a cultura do país."
Emendas
Entre as iniciativas que o MinC está pleiteando junto aos deputados, por meio de emendas parlamentares, estão a tradução de pesquisas feitas pela Fundação Casa de Rui Barbosa, o projeto museográfico (digital) e ainda a digitalização do acervo de outros 6 museus de temática afrodescendente.
O primeiro passo para que o projeto se torne realidade já foi dado. Segundo o deputado Edson Santos, ele destinou R$ 300 mil reais, por meio de emenda parlamentar, para que o Ministério da Cultura e o Instituto dos Arquitetos do Brasil realizem um concurso para escolha do projeto arquitetônico do museu. Outros deputados também se comprometeram em ajudar.
Local
O terreno em que será construído o museu já existe e foi cedido pelo governo do Distrito Federal. No final do ano passado, a ministra Marta Suplicy e o governador do DF, Agnelo Queiroz, assinaram termo que garante a doação do terreno, que fica às margens do Lago Paranoá. A área reservada teve a pedra fundamental do museu colocada por Nelson Mandela em sua visita ao Brasil, ainda nos anos 90.
Fonte:
27/11/2013 18:15
Artigos Relacionados
PPB apóia criação de Frente Parlamentar da Metade Sul
Suassuna anuncia criação da Frente Parlamentar Pró-Municípios
Renan anuncia criação de frente parlamentar em defesa dos municípios
Aprovada criação da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Profissionalizante
Mercadante anuncia criação de Frente Parlamentar pela Cultura
Visite a exposição "A Nova Mão Afro-Brasileira” no Museu Afro Brasil