Mercadante anuncia criação de Frente Parlamentar pela Cultura



Na presença do ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), anunciou que nesta quarta-feira (2) irá apresentar requerimento para constituição da Frente Parlamentar pela Cultura, que irá buscar, entre outras medidas legislativas, aumentar a participação de investimentos em cultura no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual.

Mercadante também defendeu a instituição de uma cota maior para filmes brasileiros nas salas de exibição. Atualmente, informou, decreto determina que as salas de exibição são obrigadas a reservar 28 dias por ano para produções nacionais, que foram preenchidos facilmente apenas com filmes como Deus É Brasileiro e Carandiru, que -sequer esgotaram seu potencial comercial-. Dessa forma, disse, metade da produção nacional nos últimos dois anos não chegou a ser exibida nos cinemas.

Apoiado pelos técnicos do Ministério da Cultura, o senador propõe que a cota seja elevada para 120 dias por ano, argumentando que, com a música nacional, esse sistema obteve excelentes resultados. Mercadante disse ainda que vai pedir que o Brasil assuma posicionamento frente à Organização Mundial do Comércio (OMC) para que a cultura seja vista com excepcionalidade, em oposição à visão mercantilista, que pede a abertura indiscriminada do mercado de entretenimento.

O líder do governo também avisou que vai pedir ao ministro Waldir Pires, da Controladoria Geral da União, que proceda uma auditoria, por sorteio, dos projetos beneficiados pela Lei de Incentivo à Cultura. Segundo Mercadante, as propostas, que implicam o investimento de recursos públicos, não têm atingido sua finalidade e vêm servindo apenas como iniciativas de marketing de empresas.

- O Ministério da Cultura precisa passar a ser estratégico. A política e a economia hoje precisam muito da cultura - disse, apresentando dados sobre a importância da indústria do entretenimento e de suas cadeias produtivas, que, nos Estados Unidos, movimentam pelo menos US$ 600 bilhões.

Nessa perspectiva, Juca Ferreira, que substitui o ministro Gilberto Gil, em turnê de três semanas pela Europa, anunciou que o Ministério da Cultura firmou convênios com duas universidades para analisar as cadeias produtivas do setor audiovisual e de outras áreas da cultura, como os livros e a música, para que o governo tenha uma melhor idéia do impacto econômico e das melhores formas de intervenção do governo na cultura.

Mercadante disse que o requerimento para criação da Frente Parlamentar pela Cultura será apresentado durante cerimônia a ser realizada nesta quarta-feira no Salão Negro do Senado, de entrega do disco de ouro a personalidades que se destacaram contra a comercialização de CDs piratas. O senador lamentou que 100 milhões das 170 milhões de cópias de CDs vendidos no Brasil sejam piratas. Artistas como Paula Toller, Alcione, Gabriel, o Pensador e grupo Rouge estarão presentes ao evento.



01/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna anuncia criação da Frente Parlamentar Pró-Municípios

Renan anuncia criação de frente parlamentar em defesa dos municípios

Marinor anuncia Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT

Líder do PT anuncia criação de frente parlamentar para acelerar votação de projetos de segurança pública

Jonas Pinheiro comemora criação de frente parlamentar pela extensão rural

Jonas Pinheiro comemora criação de frente parlamentar pela extensão rural