Fruticultura potiguar sofre com a crise, diz Rosalba Ciarlini



Em pronunciamento nesta quarta-feira (15), a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que a fruticultura no Rio Grande do Norte vem enfrentando sérias dificuldades, tendo em vista a redução das exportações do setor provocada pela crise financeira internacional.

Rosalba Ciarlini disse que a empresa Nolen, do grupo Pfeiffer, um dos maiores produtores mundiais de frutas, já suspendeu a produção em mais de 3 mil hectares de terra no Rio Grande do Norte, particularmente na região de Mossoró e Baraúna.

- Isso significa a perda de milhares de empregos. Só diretamente, além dos dois mil empregos que já perdemos, que são empregos sazonais, estão sendo demitidos mais 1.500 trabalhadores, isso diretamente - lamentou.

A senadora explicou que a fruticultura para exportaçao é uma das vocações econômicas do Rio Grande do Norte. No ano passado, a atividade gerou ocupação para aproximadamente 112 mil pessoas, dos quais 28 mil empregos diretos e 84 mil indiretos, segundo dados da Secretaria Nacional de Comércio Exterior.

As vendas de melão, principal item da pauta de exportação potiguar, totalizaram 92,5 toneladas comercializadas em 2008, o que possibilitou a injeção de quase US$ 65 milhões na economia local.

Rosalba Ciarlini também lembrou dos prejuízos sofridos pela fruticultura do Rio Grande do Norte com as enchentes provocadas pelas chuvas que caíram no estado em 2008. Segundo afirmou, muitas daquelas empresas que foram obrigadas a demitir trabalhadores ainda nao tiveram condições de retomar suas atividades de forma regular.

- Mais de duas mil pessoas estão ainda desempregadas naquela região pela falta de apoio e de compensações para que pudessem retornar as suas atividades de forma normal. O que está faltando é provocado pela incapacidade do governo federal e do governo estadual de adotarem medidas preventivas para amortecer as crises. Aliás, o setor da fruticultura irrigada tem sido tratado nos últimos anos com muito descaso no Rio Grande do Norte. Cadê a estrada do melão, a estrada do cajueiro? Foram prometidas e adiadas - afirmou.

Visita

Em seu discurso, Rosalba Ciarlini também registrou visita que vereadores de Apodi fizeram a seu gabinete para discutir questões relacionadas ao município potiguar.

- Queria cumprimentar os vereadores Evangelista, do PR; Chico de Marinete, do PCdoB; Paulo Ferreira, do PPS; Júnior Carlos, do PSB; Ângelo Suassuna, do PV; e Genival Varella, do PCdoB. Em nome deles, cumprimento assim todos os vereadores do Rio Grande do Norte que estiveram hoje [quarta-feira] aqui, os suplentes e também os demais vereadores do Brasil, que têm uma importância muito grande no fortalecimento da democracia com seu trabalhos - disse a senadora.



15/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini destaca parceria entre universidade potiguar e Marinha

Rosalba Ciarlini é eleita presidente da CAS

Rosalba Ciarlini relata participação em reuniões da ONU e da UIP

Rosalba Ciarlini apresenta balanço das atividades da CAS

Rosalba Ciarlini anuncia criação da ZPE do sertão

Rosalba Ciarlini homenageia trabalhadores domésticos