Funai define com lideranças indígenas prioridades para 2010



Técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai) estão realizando reuniões com representantes de diversas comunidades indígenas para definir os critérios de prioridade para o atendimento às aldeias em 2010. Segundo a Funai, as reuniões locais são um exercício preliminar para o funcionamento dos Comitês Regionais, criados pelo Decreto nº 7.056/2009 e formados por servidores da Funai e lideranças indígenas.

No último mês de fevereiro, se reuniram em Ji-Paraná (RO), técnicos das Coordenações Regionais de Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Cacoal, além de coordenadores e técnicos das Coordenações Técnicas Locais de Vilhena e Porto Velho. Os recursos para atendimento aos povos indígenas de Rondônia são da Coordenação Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGETNO) e de emendas parlamentares no valor de R$1,35 milhão. A aplicação será definida posteriormente, em reuniões locais, nas jurisdições regionais das coordenações.

Josias Gavião, da Terra Indígena Igarapé Lourdes, e Neide Karitiana, presidente da Organização das Mulheres Indígenas de Rondônia, Sul do Amazonas e Noroeste do Mato Grosso (OMIRAM), participaram do evento, representando os indígenas pela Comissão Nacional de Política Indigenista – CNPI e as mulheres indígenas, respectivamente.

As finalidades principais dos recursos destinam-se ao apoio às atividades produtivas, beneficiamento e comercialização dos produtos das roças, das pequenas criações e do extrativismo florestal vegetal não-madeireiro nas aldeias indígenas.

Consta ainda na programação, planejar as atividades de diagnósticos e elaborar projetos em aldeias a serem priorizadas, em tempo hábil para envio dos Planos Anuais de Trabalho por parte das Coordenações Regionais, garantindo a execução orçamentária e o cumprimento das atividades previstas nos projetos elaborados.

Fonte:

Fundação Nacional do Índio (Funai)



11/03/2010 18:57


Artigos Relacionados


Renan autoriza entrada de 70 lideranças indígenas para audiência

Ana Rita quer entrada de 60 lideranças indígenas para audiência

SUPLICY PEDE PROTEÇÃO PARA LIDERANÇAS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO

ACM DEFINE COM LÍDERES PRIORIDADES PARA VOTAÇÃO

ACM DEFINE COM LÍDERES PRIORIDADES PARA VOTAÇÃO

Oficina reúne lideranças indígenas para discutir sobre medicinas tradicionais