FUNDO DE UNIVERSALIZAÇÃO DA TELEFONIA SERÁ VOTADO EM JANEIRO



O Plenário do Senado deverá votar este mês o projeto de lei que institui o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O projeto prevê a aplicação de recursos na instalação de serviços de telefonia e de trasmissão de dados (internet) em comunidades carentes e do interior, conforme determina a Lei 9.472, que trata da privatização do Sistema Telebrás.
O projeto, originário da Câmara dos Deputados, foi aprovado em tempo recorde na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ao final do ano legislativo. Contudo, o Plenário não aprovou o regime de urgência para que a matéria fosse votada ainda em 1999 como desejavam as lideranças do governo no Congresso.
O adiamento da votação do projeto do Fust deveu-se principalmente à polêmica em torno da criação de um imposto de 1% sobre a receita operacional bruta das companhias de telefone. A taxação foi questionada na CAE pelo senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), por entender que seria repassada aos consumidores, o que é vedado pelo projeto.
O líder do governo no Senado, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) e outros senadores defenderam a criação do imposto como fonte de recursos para o Fust, que também será abastecido com recursos orçamentários. Para sanar as dúvidas dos senadores, a CAE recebeu em audiência o ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

03/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


FUNDO DE UNIVERSALIZAÇÃO DA TELEFONIA SERÁ VOTADO EM JANEIRO

FUNDO DE UNIVERSALIZAÇÃO DA TELEFONIA DEVE SER VOTADO EM JANEIRO

FUNDO DE UNIVERSALIZAÇÃO DA TELEFONIA DEVE SER VOTADO EM JANEIRO

CAE VOLTA A EXAMINAR FUNDO DE UNIVERSALIZAÇÃO DA TELEFONIA

INFRA-ESTRUTURA APROVA FUNDO DE UNIVERSALIZAÇÃO DA TELEFONIA

FUNDO DA POBREZA PODERÁ SER VOTADO EM JANEIRO