Fundo para incentivar ecoturismo está na pauta da CDR



A criação de um fundo para incentivo do ecoturismo é uma das propostas em pauta na reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) da próxima quarta-feira (17). De iniciativa do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), o Projeto de Lei do Senado PLS 687/2011 cria o Fundo de Incentivo à Geração de Emprego no Setor de Ecoturismo (Fungeco), para financiamentos a micro e pequenas empresas ligadas ao turismo ambiental. O objetivo é incentivar a visitação e preservação de parques ecológicos e, ao mesmo tempo, gerar empregos.

O autor da proposta lembra que o Brasil tem 76 parques nacionais, 88 reservas biológicas naturais e 94 áreas de proteção ambiental (APA) – cenário ideal para desenvolvimento do ecoturismo. Relator da matéria na comissão, o senador Wellington Dias (PT-PI) apresentou voto favorável à aprovação, destacando a perspectiva de crescimento do turismo no Brasil.

O projeto prevê ainda que o Fungeco pode financiar também ações de conscientização ambiental e campanhas de visitação aos parques ecológicos brasileiros, como estratégia de envolvimento da população com o turismo verde. Os recursos do fundo serão provenientes de multas ambientais, do Orçamento da União e de doações. Se aprovada na CDR, a proposta segue para a Comissão Assuntos Econômicos (CAE), onde será analisada em decisão terminativa.

Também na pauta da CDR está o PLS 65/2012 - Complementar - que tem por objetivo estimular o desenvolvimento rural por meio da redução da incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) sobre as atividades do setor. A ideia é reduzir a alíquota máxima do tributo nessas operações para 3%, dois pontos percentuais abaixo do teto atual.

De iniciativa do senador Lauro Antonio (PR-SE), o projeto altera a Lei Complementar 116/2003, que regulamenta o ISS, e especifica quais os serviços que devem ser contemplados com o benefício tributário: agenciamento, organização, promoção, intermediação e execução de programas relativos ao turismo rural, inclusive o fornecimento de alimentação, hospedagem e passeios.

O relator Vital do Rêgo deu voto favorável à matéria, destacando a importância do turismo rural como estratégia de desenvolvimento regional. Em setembro, depois da leitura do relatório, os senadores Ana Rita (PT-ES) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) pediram vista da matéria

Estatuto da Cidade

A CDR deve analisar ainda o PLS 331/2006, que acrescenta dispositivo ao Estatuto da Cidade para permitir à União reduzir ou dispensar, em determinadas regiões, a contrapartida financeira nas transferências voluntárias destinadas a programas habitacionais de interesse social, bem como a projetos de saneamento básico.

De autoria da ex-senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), o projeto é relatado por Eduardo Amorim, que apresentou substitutivo. A matéria já foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Outra proposta na pauta da comissão que altera o Estatuto da Cidade é o PLS 356/2011, que institui como dever da União prestar assistência técnica e financeira aos municípios para elaboração do plano diretor e de outras normas dele decorrentes.

A autora do projeto, senadora Ana Amélia (PP-RS), ressalta na justificação da proposta, que inúmeros dispositivos legais tornam obrigatória a elaboração do plano diretor, mas nem todos os municípios têm condições de elaborar seus planos. Para isso, entende a senadora, devem ser estabelecidas no Estatuto da Cidade as condições que tornem viável esse objetivo. O projeto tem como relator o senador Eduardo Amorim (PSC-SE), favorável à sua aprovação.

A reunião da CDR está marcada para 14h, na sala 9 da ala Alexandre Costa.



11/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto autoriza criação de fundo para incentivar ecoturismo

Fundo para ensino profissionalizante está na pauta da CCJ

Criação de fundo para calamidades está na pauta CAE

Criação de fundo para estimular ecoturismo aguarda votação na CDR

Fundo de apoio à leitura está na pauta da CAE

Projeto que destina 50% do Fundo Social à educação está na pauta da CI