Furlan destaca Congresso das Associações Comerciais



O senador Vasco Furlan (PPB-SC) registrou a realização, em Brasília, do XII Congresso Brasileiro da Confederação das Associações Comerciais do Brasil e destacou, entre os temas em debate no encontro, a reforma tributária e a desoneração fiscal.

Furlan afirmou que a complexidade e a inadequação do sistema tributário brasileiro vêm criando uma série de barreiras práticas e jurídicas para o incremento da produção e o aumento das exportações. Ele lembrou que a exportação "é o caminho da sobrevivência" e condição essencial para o equilíbrio da balança comercial.

- Um dos maiores problemas decorrentes de nossa legislação tributária é a oneração de nossa produção por uma carga fiscal quase insuportável - disse o senador, lembrando que a maioria dos países procura subsidiar os produtos de sua pauta de exportação, enquanto o exportador brasileiro não tem recebido estímulos para melhor competir.

O senador também citou, entre os temas do encontro, o papel do micro e pequeno empresário nas exportações brasileiras, observando que não apenas o segmento exportador deve ser beneficiado pela reforma tributária. A produção agrícola e todos os setores empresariais, segundo o senador, "esperam por um sistema tributário justo, que viabilize o desenvolvimento nacional gerando riquezas, empregos e justiça social".

O evento, que teve início nesta quarta-feira (27) e encerra-se nesta quinta-feira, reúne representantes de 2.038 associações comerciais, agrícolas e industriais, segundo informou Furlan.



27/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER REGISTRA REALIZAÇÃO DO 10º CONGRESSO DE ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS

Lindberg anuncia evento de associações comerciais

Papaléo registra congresso das Associações Pestalozzi

Congresso das associações Pestalozzi debate adequação do mercado de trabalho para pessoas com deficiência

Congresso acompanhará negociações comerciais

Requião defende participação do Congresso na negociação de acordos comerciais