Garibaldi acredita em acordo para votar orçamento na quarta-feira
Ao deixar o Senado no final da manhã desta quinta-feira (6), o presidente do Senado, Garibaldi Alves, anunciou que ficou para quarta-feira (12) a votação do projeto de lei orçamentária para 2008. Ele disse confiar na capacidade dos líderes partidários para chegar a um acordo que possibilite em definitivo a votação do orçamento. E observou que não é bom para o Legislativo que o governo abra créditos mediante medidas provisórias.
- Temer medidas provisórias eu continuo temendo. Sinto arrepios quando ouço falar em medidas provisórias. Mas não há necessidade de ameaças, porque até quarta-feira, tenho certeza, vai prevalecer o bom senso e nós vamos ter esse orçamento votado - afirmou.
Garibaldi Alves disse que conversou com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, que, segundo a imprensa, teria ameaçado o Congresso com a edição de medidas provisórias para garantir a execução dos programas do governo, em razão da demora das lideranças partidárias em chegar a um acordo para votar o orçamento.
- Conversei com o ministro e concluí que ele não está propriamente fazendo uma ameaça. Ele está dizendo que, se o governo não tiver o orçamento, ele vai se valer das MPs. Ora, cabe ao Congresso, em vez de ficar esperando as MPs, se antecipar a elas e aprovar o orçamento - recomendou o presidente do Senado.
Ele também afirmou que o acordo em estudo pelos líderes é no sentido de descartar o Anexo de Metas e Prioridades, que não constava da proposta do Executivo, e substituí-lo por um instrumento mais criterioso, capaz de propiciar equalização de recursos e que subsista as acusações de discriminação.
- É isso que está sendo acertado. Essa solução alternativa sanará a dificuldade - explicou.
06/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercadante acredita em acordo para votar Lei de Informática nesta quarta-feira
Garibaldi acredita na votação da MP da TV Pública na quarta-feira
Líderes da Comissão de Orçamento tentam acordo para votar LDO na quarta
Governo e oposição reúnem-se novamente nesta terça em busca de acordo para votar orçamento na quarta
Garibaldi e Chinaglia fecham acordo para apreciar vetos na quarta-feira e modificar PEC das MPs
Líderes têm prazo até o fim desta quinta-feira para tentar acordo para votar orçamento