Garibaldi adverte que maioria dos municípios não pagará 13º e nem salário de dezembro



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) advertiu nesta segunda-feira (3) que a maior parte das prefeituras brasileiras não poderá pagar o 13º salário deste ano, porque houve uma queda oficial de 12% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

- Mas a situação é muito mais grave do que parece. O senador Sérgio Guerra [PSDB-PE] já advertiu aqui que, de R$ 12 bilhões de repasses previstos para os últimos 12 meses, foram repassados apenas R$ 600 milhões, o que torna a situação dramática - alertou o senador.

Garibaldi disse que participou de uma reunião da Federação de Municípios do Rio Grande do Norte, presidida pelo prefeito de Parnamirim (RN), Agnelo Alves, e ficou estarrecido com a dimensão da crise.

- Eu diria que só os grandes municípios, ou os que fizeram provisão de recursos, pagarão o 13º e o salário de dezembro ao funcionalismo - disse.

O senador afirmou que tem mantido contatos com o relator da reforma tributária, senador Romero Jucá (PMDB-RR), e com o líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), e ambos têm buscado soluções para os municípios, mas as dificuldades são grandes. Ele citou proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que trata da criação de novos municípios.

- Mas isso só seria possível se houvesse um mínimo de regulamentação federal, até para que houvesse maior responsabilidade da União na resolução da crise das nossas cidades - disse Garibaldi.



03/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maioria das prefeituras pagará 13º em dia

ACM ADVERTE: PERDERÁ SALÁRIO QUEM NÃO COMPARECER

Garibaldi acredita ter maioria de votos na disputa pela Presidência do Senado se Sarney não for candidato

Maioria dos municípios não tem órgão exclusivo de direitos humanos

Mobilização contra dengue atinge maioria dos municípios de SP

Garibaldi: reforma tributária poderá ser votada até dezembro