Garibaldi Alves critica ação da base governista contra a CPI do Apagão Aéreo na Câmara



Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (9), o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) afirmou que a oposição sentiu-se tolhida no seu papel de fiscalização do Poder Executivo por ter sido impedida de criar a chamada "CPI do Apagão Aéreo " na Câmara dos Deputados.

- Durante a discussão a respeito da criação de uma CPI do Apagão Aéreo, a oposição se sentiu diminuída pelo fato de que aquelas prerrogativas concedidas à oposição para a criação da CPI não foram devidamente observadas - declarou Garibaldi Alves.

O senador referiu-se à mobilização da base governista para suspender a instalação da CPI, cujo requerimento de criação já contava com211 assinaturas (40 a mais do que o número necessário). O Plenário da Câmara aprovou na última quinta-feira (8) o pedido do líder do PT, deputado Luiz Sérgio (RJ), para que a instalação da comissão fique suspensa até que a CCJ julgue recurso apresentado por ele contra decisão da Mesa que, em sessão anterior, não acatara sua questão de ordem contra a criação da CPI. O deputado argumentou, na questão de ordem, que o requerimento de criação da comissão não citava o prazo previsto para os trabalhos e o número de integrantes.

Garibaldi disse que sempre viu na comissão parlamentar de inquérito (CPI) um instituto democrático para fazer prevalecer o exercício da fiscalização, pelo Legislativo, do Executivo.

O senador disse também que ficou preocupado com o episódio em torno instalação da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, porque, durante a discussão, foi citada, de forma jocosa, a CPI dos Bingos da qual foi relator.

- Ninguém se responsabilizou pela declaração, mas foi citada a CPI dos Bingos. Novamente, houve aquela interpretação jocosa, querendo diminuir o papel de uma CPI, dizendo que ela era a "CPI do Fim do Mundo" - informou o senador.

09/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


STF determina instalação da CPI do Apagão Aéreo na Câmara

César Borges critica condução da reforma da Previdência pela base governista

CPI do Apagão Aéreo do Senado acerta cooperação com Câmara e outros órgãos

Efraim pede ao Supremo que garanta a instalação da CPI do Apagão Aéreo na Câmara

Garibaldi: governo precisa adotar medidas para evitar 'apagão aéreo' no carnaval

Agripino diz que CPI do Apagão Aéreo será instalada no Senado, se Supremo negar sua abertura na Câmara