Garibaldi Alves terá encontro com presidente da Eslovênia



Na primeira visita de um chefe de Estado esloveno ao Brasil, o presidente da República da Eslovênia, Danilo Türk, encontra-se, na manhã desta quarta-feira (2), com o presidente do Senado, Garibaldi Alves. O Brasil reconheceu a independência da Eslovênia em 24 de janeiro de 1992, estabelecendo em dezembro daquele ano relações diplomáticas com o país.

Também nesta quarta-feira, Danilo Türk será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e manterá encontros com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, e com o chanceler Celso Amorim. O presidente da Eslovênia se reunirá, ainda, com empresários brasileiros e representantes do meio acadêmico e da comunidade eslovena no Brasil, devendo ainda proferir palestra no Instituto Rio Branco.

Em seus encontros, Danilo Türk tratará de temas da agenda bilateral e assuntos globais de mútuo interesse, como a Parceria Estratégica Brasil-União Européia e a reunião de Cúpula América Latina-Caribe-União Européia, a realizar-se em Lima, no mês de maio. A Eslovênia ocupa, no momento, a presidência de turno do Conselho da União Européia, o que confere relevante dimensão a essa visita.

De acordo com o Itamaraty, a abertura da Embaixada do Brasil em Liubliana, em 1º novembro de 2007, e a próxima abertura em Brasília da representação diplomática eslovena refletem o interesse mútuo em dinamizar a cooperação entre os dois países nos planos político, econômico-comercial, educacional, cultural e científico.

No campo comercial, já estão sendo avaliadas possibilidades de utilização do porto esloveno de Koper - já usado para a exportação de minério de ferro para a Europa Central - para a ampliação das exportações de outros produtos brasileiros para a região. O Brasil é o parceiro comercial mais importante da República da Eslovênia na América Latina. 



31/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da Argentina visita Garibaldi Alves

Garibaldi Alves diz que Edison Lobão terá êxito como ministro

Garibaldi Alves recebe presidente da Guiné Equatorial

Presidente do Supremo Tribunal Federal visita Garibaldi Alves

Medidas provisórias são tema de conversa de Garibaldi Alves com presidente esloveno

Garibaldi Alves participa da Eco 2008