Garibaldi analisa perfil do eleitor e defende investimentos em educação
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) comentou pesquisa divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o perfil do eleitor brasileiro que votará nas eleições de outubro. Segundo a pesquisa, votarão cerca de 126 milhões de brasileiros, sendo que dois terços desse total, ou 84 milhões de pessoas, concluíram apenas o ensino fundamental e somente 8% concluiu o ensino médio.
Na avaliação do senador, o fato demonstra a necessidade de mais investimentos oficiais em educação no nível médio e no ensino médio profissionalizante, conforme oferecem em seus currículos as escolas técnicas federais e estaduais. Uma das conseqüências benéficas do incremento do ensino profissionalizante médio seria o aumento da produtividade da indústria, que passaria a oferecer mais empregos, sustentou o parlamentar.
- Educação para a cidadania plena é um direito constitucional. É obrigação do Estado e de todos os poderes, assim como da classe política, lutar de forma coesa para a melhoria da educação no país - assinalou Garibaldi.
O senador acrescentou que apenas 3,3% do eleitorado, ou 4 milhões de pessoas, segundo a pesquisa do TSE, terminaram curso superior, fato que comprova, a seu ver, o despreparo de um grande número de pessoas até para cumprir suas obrigações cívicas, como votar.10/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi analisa situação dos portos e cobra investimentos no setor
Garibaldi quer mais investimentos em infra-estrutura, educação e tecnologia
Garibaldi Alves Filho defende investimentos na reforma agrária
Roberto Cavalcanti defende investimentos em educação
Mão Santa defende investimentos em educação e segurança
Maria do Carmo defende investimentos em educação