Garibaldi apela ao governo federal por viabilização do Proágua
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) fez um apelo nesta quarta-feira (26) ao líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), para que o governo procure viabilizar junto ao Banco Mundial a continuação do Programa Proágua, que envolve valores da ordem de US$ 100 milhões como contrapartida a empréstimo feito por aquele banco. As obras que vinham sendo realizadas com recursos do programa estão sendo paralisadas, explicou.
- O Proágua, que tantos benefícios já fez ao Nordeste construindo barragens e adutoras para levarem água para a população rural está ameaçado, porque o país não compareceu com a contrapartida para fazer face ao financiamento do Banco Mundial - protestou Garibaldi.
Segundo ele, os recursos já estão à disposição do país para serem emprestados ao governo federal e aos estados, numa operação tripartite. Enquanto a contrapartida não é feita, no entanto, uma obra para abastecer de água a cidade e os distritos da Serra de Sant`Ana (RN) foi paralisada, exemplificou o senador, recorrendo ao testemunho dos demais senadores do Rio Grande do Norte, José Agripino (PFL) e Fernando Bezerra (PTB).
- São cerca de US$ 30 milhões que poderão voltar para o Banco Mundial. Não se pode admitir uma coisa dessas. É um verdadeiro horror que se deixe recursos a custo baixo viabilizados pelo Banco Mundial voltarem para sua origem - criticou Garibaldi.
26/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi apela para investimentos no Proágua
Garibaldi critica contingenciamento de recursos para o Proágua
Cícero Lucena apela ao governo federal por municípios
Tebet apela por ajuda do governo federal à Varig
EMÍLIA APELA PARA NEGOCIAÇÃO ENTRE GOVERNO FEDERAL E ESTADUAIS
Renan apela ao governo federal por medidas em favor dos produtores de cana-de-açúcar