Tebet apela por ajuda do governo federal à Varig



A crise enfrentada pela Varig levou o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) a apelar ao governo federal para que interceda em favor da companhia aérea e, assim, ajude a livrá-la da falência. Tebet chegou a sugerir a possibilidade de auxílio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao consórcio formado pelo TGV - Trabalhadores do Grupo Varig - e por dois investidores estrangeiros, que arremataram a companhia em leilão no último dia 8, lembrando que o BNDES já injetou recursos em muitas empresas estrangeiras que participaram da privatização de estatais.

- A Varig sempre foi o orgulho brasileiro e, talvez, a embaixada maior do país no exterior. Se é assim, não posso compreender que esteja agonizando. Esse é um problema social e é bom lembrar que não temos muitas companhias aéreas funcionando e nenhuma delas com prestígio internacional como o da Varig - afirmou.

Tebet elogiou a decisão do juiz Robert Drain, da Corte de Falências de Nova York, de impedir, até o dia 21 de julho, a apreensão de 25 aviões arrendados por empresas de leasing à Varig. Na avaliação de Tebet, se a Justiça norte-americana já mostrou ter compreendido o drama da empresa, "é preciso que o governo, enquanto a Varig ainda respira, jogue oxigênio e diga como e se quer salvar a Varig".

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) apontou a falta de articulação e coordenação do atual governo para intervir na questão. O senador Paulo Paim (PT-RS) também reforçou o apelo de Tebet pela sensibilidade do BNDES frente à crise da Varig. Já o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) alertou para o fato de o preço das passagens aéreas já estarem subindo, enquanto o senador Magno Malta (PL-ES) acredita que o governo "não vai permitir que a Varig morra asfixiada no meio da rua".

21/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti apela por ajuda do governo federal para calamidade na Paraíba

Tebet apela para que governo reduza número de medidas provisórias

Cícero Lucena apela ao governo federal por municípios

Garibaldi apela ao governo federal por viabilização do Proágua

EMÍLIA APELA PARA NEGOCIAÇÃO ENTRE GOVERNO FEDERAL E ESTADUAIS

Renan apela ao governo federal por medidas em favor dos produtores de cana-de-açúcar