Garibaldi aponta força do PMDB e do PSDB na eleição para o Senado



A força do PMDB e do PSDB na eleição para a presidência do Senado - as bancadas dos dois partidos reúnem-se, nesta quarta-feira (28), para definir sua posição no pleito - foi ressaltada pelo presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho. Segundo observou, as bancadas peemedebista e tucana contabilizam 33 dos 81 votos dos senadores, o correspondente a mais de um terço da representação no Senado.

- São dois partidos importantes e creio que não vamos ter novidade no PMDB e no PSDB. A expectativa é que ambos apoiem a candidatura Sarney - comentou Garibaldi.

Embora tenha considerado que um eventual terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva violaria o princípio de alternância de poder, Garibaldi não vê problema na possibilidade de o senador José Sarney (PMDB-AP) e o deputado federal Michel Temer (PMDB-SP) ocuparem, pela terceira vez, não-consecutiva, as presidências do Senado e da Câmara, respectivamente.

- Não se trata de reeleição. A possibilidade de Sarney e Michel Temer exercerem esse terceiro mandato já está prevista na Constituição - sustentou.

Garibaldi também não vê problema em, eventualmente, o PMDB ocupar as presidências das duas Casas do Congresso Nacional. Se tal circunstância confere mais poder e prestígio político ao partido, o presidente do Senado afirma que, na verdade, isso foi conquistado de forma legítima nas urnas.

- O PMDB não terá um comportamento autoritário - assegurou.

Por fim, Garibaldi disse acreditar que a eleição para a presidência do Senado será tranquila na medida em que o favoritismo de certo candidato se consolidar. O senador Tião Viana (PT-AC) também já lançou sua candidatura ao cargo. 



28/01/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM AFIRMA DESCONHECER ACORDO ENTRE PMDB E PSDB PARA ELEIÇÃO NO SENADO E NA CÂMARA

Garibaldi vai ao PSDB conversar sobre eleição para a Presidência do Senado

PSDB DIVULGA NOTA SOBRE ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DO SENADO

PMDB é o maior partido no Senado; PT cresce e é a segunda força

PSDB anuncia apoio formal ao candidato do PMDB na disputa pela Presidência do Senado

Garibaldi é confirmado como candidato do PMDB à Presidência do Senado