Garibaldi comparece à posse do presidente do STJ
O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, participou nesta quarta-feira (3) da solenidade de posse do ministro César Asfor Rocha na presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o biênio 2008-2010. A vice-presidência do tribunal será ocupada pelo ministro Ari Pargendler.
A cerimônia também contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; do procurador-geral da República, Antônio Fernando Barros de Souza; do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto; do governador do Ceará, Cid Gomes, e de outros governadores estaduais, além de autoridades civis e militares.
Os trabalhos da cerimônia foram abertos pelo decano do tribunal, ministro Nilson Naves. Em seu discurso, ele destacou que, em seus 20 anos de existência, o STJ já analisou mais de um milhão de recursos extraordinários e mais de 100 mil pedidos de habeas corpus. Por sua vez, César Asfor Rocha assinalou que mais de 360 mil processos deverão ser analisados pelo STJ somente em 2008.
O STJ surgiu a partir da promulgação da Constituição de 1988, em substituição ao Tribunal Federal de Recursos (TFR), que foi instalado no Rio de Janeiro em maio de 1947.
03/09/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi comparece à posse de Kátia Abreu na presidência da CNA
Tebet comparece à posse de presidente do STJ
Sarney comparece à posse no STF
Jader comparece a posse no STF
Lobão comparece à posse de Campelo no TCU
ACM COMPARECE À POSSE DE NOVOS MINISTROS DO STJ