Garibaldi comparece à posse de Kátia Abreu na presidência da CNA
O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, compareceu na noite desta terça-feira (16) à posse da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) na presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Em um longo discurso, a senadora afirmou que em sua gestão vai se empenhar para mudar a imagem negativa, "de atraso", que a sociedade ainda tem dos produtores rurais - vistos por muitos, segundo ela, como dependentes dos favores do governo e sistemáticos descumpridores da legislação trabalhista.
Por outro lado, ela chamou a atenção para a necessidade de o Estado dar maior apoio ao setor agrícola, para permitir, por exemplo, que as exportações do setor garantam o crescimento, apesar da crise financeira. A senadora lembrou que o agronegócio brasileiro representa 24% Produto Interno Bruto (PIB), emprega 37% da força de trabalho e gera 36% das exportações do país.
Ao final da solenidade, Garibaldi elogiou a personalidade de Kátia Abreu, mas pediu a ela que presida a CNA não só tendo em mente a agricultura do Centro-Oeste, mas também a do Norte e, especialmente, a do Nordeste. Ele afirmou que a senadora é uma mulher de fibra e lembrou que ela se firmou como líder no Senado, ao assumir posições firmes na defesa de suas idéias.
Além de Garibaldi, vários senadores compareceram à solenidade, na sede da CNA, no Edifício Centro Brasil 21, em Brasília, entre eles José Agripino (DEM-RN), Romero Jucá (PMDB-RR), Marco Maciel (DEM-PE), Augusto Botelho (PT-RR) e Jayme Campos (DEM-MT).
Kátia Abreu comandará a CNA até 2011. A confederação reúne 27 federações estaduais, 2.142 sindicatos rurais e mais de um milhão de produtores sindicalizados.
16/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi comparece à posse do presidente do STJ
Kátia Abreu pede que mandados de reintegração de posse no Pará sejam cumpridos
Garibaldi emociona-se ao lembrar sua posse na presidência da Casa
Garibaldi participa da solenidade de posse de Ubiratan Aguiar na presidência do TCU
Sarney comparece à posse no STF
Jader comparece a posse no STF