Tebet comparece à posse de presidente do STJ



O presidente do Senado, Ramez Tebet, compareceu nesta quarta-feira (3) à posse do novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nilson Naves, e do vice, Edson Carvalho Vidigal. Além de Tebet estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente da República, Marco Maciel, os senadores Amir Lando (PMDB-RO) e Chico Sartori (PSDB-RO), além do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, entre diversas outras autoridades.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do STJ afirmou que muitas iniciativas para agilizar o trabalho do Judiciário têm partido dos próprios juízes. Para Naves, não se pode debitar aos juízes as deficiências da administração da Justiça brasileira, entre elas a errônea distribuição de competências institucionais, a falta de recursos financeiros, o déficit de juízes e a lentidão. Esta última acontece, na opinião do presidente do STJ, por causa do número insuficiente de juízes.

Nilson Naves disse, em entrevista, contar com o Congresso Nacional para no sentido de que defina adequadamente as atribuições do Superior Tribunal de Justiça, de modo a que aquela corte possa ater-se a matérias de sua competência. De acordo com Naves, muitos processos que não deveriam estar no STJ foram examinados pelos ministros daquele tribunal, que julgou 200 mil causas no último ano.



03/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi comparece à posse do presidente do STJ

Tebet é convidado para posse do presidente do STJ

Tebet representará o governo brasileiro na posse de presidente da Nicarágua

Tebet: sociedade brasileira quer a posse do presidente no dia 6 de janeiro

Tebet apóia proposta de mudança na data da posse do presidente

Tebet só espera até quarta por definição da data da posse do presidente eleito