Garibaldi diz que, se PEC dos Vereadores for promulgada, só valerá em 2012
O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, afirmou à imprensa nesta segunda-feira (22) que uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a promulgação da PEC 20/08, que aumenta o número de vereadores em todo o país, só deve ocorrer em fevereiro, após o recesso do Legislativo. Com isso, a decisão do Supremo ocorrerá após a posse dos vereadores eleitos em outubro passado. Na prática, acrescentou, significa que o aumento no número de vereadores só valerá para as eleições de 2012.
- Eu apresentei o mandado de segurança por entender que foi violada uma prerrogativa do Senado, mas entendo que a reação da opinião pública nos leva a refletir sobre o que realmente foi decidido - disse.
A Mesa da Câmara decidiu não promulgar a PEC 20/08, argumentando que o Senado alterou o conteúdo da proposta de emenda à Constituição votada pelos deputados. Garibaldi assinou então o mandado de segurança preparado pela Advocacia do Senado, pedindo que o STF determinasse à Mesa da Câmara a promulgação. O ministro Celso de Mello, do STF, pediu que o presidente da Câmara apresente suas justificativas, para que possa decidir.
Eli Teixeira / Agência Senado
22/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil elegerá 7,7 mil vereadores a mais em 2012
PEC dos vereadores não deverá ter efeito nas próximas eleições, diz Garibaldi
Atraso na definição do número de vereadores causa perplexidade, diz Garibaldi
PEC dos vereadores ainda não deverá ter efeito nas próximas eleições, diz Garibaldi
Garibaldi pede urgência na deliberação sobre número de vereadores
Garibaldi Alves recebe convite para evento de vereadores