Garibaldi é a favor de nova estatal do petróleo



Indagado, nesta terça-feira (19), sobre a idéia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar uma nova estatal para a exploração de petróleo em águas profundas, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, disse que o Congresso precisa situar-se imediatamente a respeito desse assunto, a fim de ampliar seu debate. E afirmou ser a favor de uma nova estatal do petróleo.

De acordo com Garibaldi, o Legislativo deve munir-se de todas as informações a respeito desse assunto, em razão de sua importância econômica e do poder de repercussão no desenvolvimento do país. Em sua opinião, tudo indica que o potencial energético brasileiro situará o país como uma referência no mundo. Indagado se há necessidade para a criação de uma nova estatal, ele respondeu:

- Eu acredito que sim, mas a minha opinião não é a que deve prevalecer. O presidente da República, para dar essa opinião, deve naturalmente ter subsídios melhores que os meus. Eu quero apenas fazer coro com ele, porque acredito que o presidente da República não iria sugerir uma providência dessa amplitude sem estar com muita segurança a respeito do assunto - disse.



19/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles critica proposta de criação de nova estatal de petróleo

Garibaldi diz que Rio Grande do Norte tem estrutura para sediar nova refinaria de petróleo

Exploração de petróleo por monopólio estatal será debatida na CDH

Movimentos sociais defendem "restabelecimento do monopólio estatal do petróleo"

PSOL quer volta do monopólio estatal do petróleo, diz José Nery

Nova estatal vai suprir falta de funcionários em hospitais universitários federais