Garibaldi e presidente da Câmara reúnem-se com líderes



O presidente do Senado, Garibaldi Alves, reúne-se, às 18h30 desta segunda-feira (18), com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e os líderes partidários daquela Casa do Congresso para discutir a agenda do Parlamento para os próximos dias. Eles devem estudar um acordo a respeito da proposta de emenda à Constituição, já votada no Senado e em exame na Câmara, que muda as regras de tramitação das medidas provisórias (MPs), para que elas não tranquem mais as pautas de votação do Legislativo.

Para apressar a votação dessa proposta, de autoria do então senador Antonio Carlos Magalhães, os líderes devem chegar a um entendimento a fim de que modificações sugeridas agora pelos senadores sejam inseridas logo no texto, com o objetivo de que ele retorne ao Senado como uma proposta pronta para ser definitivamente votada.

Simplificar as regras de edição e tramitação das MPs é um desejo das duas Casas do Congresso. Para Garibaldi Alves, o abuso do governo na edição de medidas provisórias sugere para o Brasil "um presidencialismo de matiz absolutista". Arlindo Chinaglia, por sua vez, tem dito que "hoje a Câmara e o Senado perderam a condição de definir a pauta".

Na terça-feira (19), numa reunião de líderes marcada para as 11h, no gabinete do presidente do Senado, será a vez do presidente da Câmara vir a esta Casa, novamente no propósito de apressar o calendário legislativo de 2008. Além da proposta relativa às medidas provisórias, eles devem marcar sessão do Congresso para deliberar sobre os vetos presidenciais a decisões do Parlamento, assim como decidir a respeito de comissões parlamentares de inquérito pendentes de instalação.

Aguardam essa decisão a CPI proposta pelo senador Mario Couto (PSDB-PA) para investigar irregularidades no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), assim como uma de iniciativa do senador Romeu Tuma (PTB-SP) que busca investigar denúncia de esquema de fraude em licitações da Petrobras.



18/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reforma política: líderes da Câmara se reúnem com Temer e descartam plebiscito em 2013

Líderes parlamentares se reúnem nesta terça para discutir votação dos 'royalties' na Câmara

Garibaldi pode não participar de reunião com líderes da Câmara

Líderes da oposição se reúnem no Senado

Líderes se reúnem, mas não se definem sobre comando da CPI dos Cartões

Líderes reúnem-se às 10h para definir composição da Mesa