Garibaldi elogia programa de emprego no turismo
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) fez um elogio ao Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, implementado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro semestre deste ano, já foram destinados R$ 20 milhões a oficinas de planejamento, atividades necessárias à capacitação de profissionais nos municípios que integrarão o programa.
Para o senador potiguar, o governo acertou ao aperfeiçoar o Programa Nacional de Municipalização do Turismo, que, em oito anos, capacitou profissionais em 1.500 localidades. Partindo da mobilização municipal já implantada, o programa de regionalização segue orientação bem-sucedida da Organização Mundial do Turismo.
De acordo com Garibaldi, o objetivo é estruturar e diversificar a oferta turística brasileira, ordenando os produtos em roteiros, de forma a valorizar a diversidade regional do País. Aos fóruns de turismo cabe formular estratégias de planejamento e gestão.
O programa tem três vertentes principais: identificar o potencial das regiões, qualificar mão-de-obra e fazer obras físicas. Além disso, pode ser usado para carrear verbas a serem aplicadas na promoção de produtos turísticos. As prioridades devem ser escolhidas pelos estados, a fim de que o Ministério do Turismo repasse o dinheiro.
- O Nordeste, embora privilegiado pela natureza, precisa de maiores aportes de recursos do governo federal para o fomento do turismo. E espera ansiosamente que o programa marque o início de uma fase de desenvolvimento e prosperidade - disse Garibaldi.
15/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá elogia programa Primeiro Emprego
Renan Calheiros elogia programa Primeiro Emprego
Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho lança Programa Time do Emprego
Emprego: Seis novas empresas entram em atividade apoiadas pelo Programa Auto-Emprego
Garibaldi pede mais investimentos no setor de turismo
Lauro Antônio defende turismo como solução para geração de emprego e renda