Garibaldi homenageia senador Edward Kennedy



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) prestou uma homenagem em Plenário, nesta quarta-feira (2), ao senador norte-americano Edward Kennedy, falecido na semana passada, vítima de um câncer cerebral.

Em seu discurso, Garibaldi apresentou uma breve biografia do político norte-americano, referindo-se às circunstâncias de sua eleição para o cargo de senador em 1962, bem como à sua desistência de disputar a Presidência da República dos Estados Unidos, nos anos 80, com o objetivo de entregar-se por inteiro à causa parlamentar.

- Sem exageros, os biógrafos são unânimes em relatar que o senador Kennedy estava determinado a transformar a função parlamentar em algo muito mais socialmente produtivo, do que a reproduzir o mero rótulo de celebridade fácil para fins midiáticos - disse.

Tratando da atividade parlamentar de Edward Kennedy, Garibaldi destacou o seu envolvimento em questões de direitos civis, saúde, educação, trabalho e direitos eleitorais. Garibaldi relembrou ainda seus esforços na luta pelo voto aos 18 anos e pela desregulamentação das indústrias de transporte aéreo e de caminhões.

Garibaldi recordou a posição de Edward Kennedy, no final dos anos 60, contrária à guerra do Vietnan e também seu voto contrário à guerra do Iraque, contrastando com o ponto de vista mesmo de outros senadores democratas.

Em aparte, Mão Santa (PMDB-PI) parabenizou Garibaldi pelo pronunciamento, relembrando a contribuição do presidente John Kennedy - irmão de Edward Kennedy - na implementação do projeto Apollo, que permitiu a conquista da Lua pelos americanos.



02/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy e Arthur Virgílio lamentam morte de Edward Kennedy

Garibaldi homenageia ex-senador Antonio Farias

Camata lamenta morte de Ted Kennedy, 'um senador do mundo'

Garibaldi diz que suplência de senador é assunto de proposição legislativa

"São poucos os Jeffersons Péres", diz Garibaldi no velório do senador

Aos 87 anos, Garibaldi Alves assume mandato de senador