Garibaldi pede revisão de critérios para permissionários da pesca da lagosta



Representantes do setor pesqueiro do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia e Espírito Santo querem novas medidas para a regulamentação da pesca da lagosta, que recomeça no dia 1º de junho próximo. O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) enumerou algumas das propostas da categoria, como, por exemplo, buscar mecanismos que permitam autorizar novas embarcações para esse tipo de pesca.

Os pescadores também defendem o cancelamento imediato das permissões às embarcações infratoras e o estabelecimento de novos critérios de permissionamento para as novas embarcações a serem autorizadas a pescar lagostas. Também querem buscar formas de territorialização da atuação da frota lagosteira no mar territorial brasileiro, visando evitar conflitos de pesca existentes ao longo do litoral.

- Essas proposições merecem o apoio integral de todos os parlamentares. Hoje [quinta, 21] houve uma reunião, no Ibama, do Comitê da Lagosta e de todo o setor pesqueiro, mas o encontro acabou sem uma solução para a problemática. Faltou compreensão do Ibama, que não aceitou as ponderações apresentadas, com clara indicação de se tratar de retaliação - afirmou Garibaldi Alves.



21/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi pede liberação de pesca da lagosta cabo-verde

Garibaldi quer revisão do prazo de licenciamento de pescadores de lagosta

Mão Santa pede sensibilidade do governo em relação a mudanças na pesca da lagosta

Carlos Bezerra pede revisão de critérios para financiamento de cooperativas

Renovação de licença para pesca da lagosta tem prazo até 15 de abril

Jucá anuncia proposta do governo para impasse sobre a pesca da lagosta