Mão Santa pede sensibilidade do governo em relação a mudanças na pesca da lagosta
Ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (14), o senador Mão Santa (PMDB-PI) pediu sensibilidade do governo federal em relação às mudanças no sistema de pesca de lagostas. O senador apelou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca que ajudem os pescadores a se adaptarem às novas regras: em vez de utilizarem a chamada caçoeira (rede que captura lagostas de qualquer tamanho, causando também prejuízos ao fundo marinho), os pescadores de lagostas terão de utilizar o chamado manzuá (armadilha feita de palha na qual a lagosta entra e não consegue sair).
Como a mudança é obrigatória e passa a vigorar ainda este mês, Mão Santa disse que os pescadores precisam do apoio do governo para conseguirem financiamentos para a troca da tecnologia de pesca, além de cursos de capacitação para o manuseio da nova técnica.
- Aquela gente há décadas só sabe pescar lagosta usando a rede. Esperamos sensibilidade do ministro da Pesca, em respeito a essa honrada classe de pescadores - disse Mão Santa.
O senador informou ter levado tal preocupação ao ministro da Pesca, Altemir Gregolim, durante audiência no ministério na parte da manhã, da qual também participaram os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), José Agripino (DEM-RN) e Patrícia Saboya (PSB-CE).
Mão Santa citou ainda dados que apontam diminuição da produção da lagosta. Ele disse que em 1950 foram pescadas duas mil toneladas de lagosta; em 1960, 5 mil toneladas e em 1970, cerca de 8 mil toneladas. Mas a partir de 1980 (7 mil toneladas), a produção vem caindo: 7 mil toneladas em 1990 e 6,5 mil toneladas no ano 2000.
14/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi pede liberação de pesca da lagosta cabo-verde
Garibaldi pede revisão de critérios para permissionários da pesca da lagosta
Jucá anuncia proposta do governo para impasse sobre a pesca da lagosta
Pesca da lagosta tem início antecipado
Renovação de licença para pesca da lagosta tem prazo até 15 de abril
Jucá comunica acordos sobre pesca da lagosta e dívida de microempresários