Garibaldi pede liberação de pesca da lagosta cabo-verde



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) defendeu nesta quarta-feira (26) a revogação imediata, pelo Poder Executivo, da Instrução Normativa 28/04, baixada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que proíbe a pesca de qualquer tipo de lagosta com menos de 13 centímetros, além de proibir a pesca com uso de compressor.

- Com essa medida o Ibama reduzirá 20% das exportações de lagosta do país, representando uma perda de aproximadamente U$ 15 milhões. A maior parte desse dinheiro o instituto está tirando de pessoas pobres, acarretando graves problemas sociais, com o empobrecimento de milhares de famílias, muitas lançadas à miséria - afirmou Garibaldi.

De acordo com o senador, a uniformização estabelecida pelo Ibama, sem a devida discussão com o setor, não conta com respaldo científico, pois os estudos do próprio instituto comprovam que a lagosta cabo-verde, que é capturada pelos pequenos pescadores, pode ser pescada com 11 centímetros sem prejuízo para a manutenção sustentável da espécie. Já a lagosta vermelha, que é pescada pelos grandes empresários da pesca, é que só deve ser capturada apenas com 13 centímetros, advertiu Garibaldi.

Quem ganha com isso, entende o senador, são as grandes empresas que capturam a lagosta vermelha, que vai aumentar o preço pela redução da oferta, principalmente as empresas que compram produtos clandestinos abaixo do tamanho permitido pelo Ibama.

Após relatar que recebeu informação que o Ibama obteve apenas R$ 2.370 em diárias para fiscalizar o defeso da lagosta e da piracema no Rio Grande do Norte durante os meses de fevereiro e março, o senador destacou que, embora a instituição não admita, a razão para a padronização é permitir que os países importadores façam o papel fiscalizador que o órgão se mostra incapaz de fazer. Sabe-se que os Estados Unidos não permitem a importação de pescado que não atende à legislação do país de origem - disse ele.

Quanto à proibição do uso dos compressores, o senador defendeu que os pescadores precisam de financiamento para adquirir outros equipamentos. Ele disse que esta exigência deveria ser feita apenas em 2005.



26/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi pede revisão de critérios para permissionários da pesca da lagosta

Mão Santa pede sensibilidade do governo em relação a mudanças na pesca da lagosta

Pesca da lagosta tem início antecipado

Renovação de licença para pesca da lagosta tem prazo até 15 de abril

Jucá comunica acordos sobre pesca da lagosta e dívida de microempresários

Jucá anuncia proposta do governo para impasse sobre a pesca da lagosta