Garibaldi prega união dos senadores pela correção da tabela do IRPF
Em pronunciamento nesta sexta-feira (24), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) pediu a união dos senadores em torno de uma emenda à proposta de reforma tributária com a finalidade de corrigir a tabela de desconto do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) retido na fonte. Para ele, diferentemente do que afirma o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, a não correção da tabela implica grandes prejuízos para os trabalhadores e para a classe média.
- Infelizmente, a falta de atualização do limite de isenção traz grandes prejuízos especialmente para os que têm os menores salários. Apelo para que possamos nos unir em torno de uma única emenda com esse conteúdo à reforma tributária. O que não pode é continuar essa situação com relação a esse imposto, que está se tornando injusto porque o governo evita a sua correção - declarou Garibaldi.
O senador destacou que, na véspera, representantes do Sindicato Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) entregaram ao vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), no exercício da Presidência, proposta que justifica a necessidade de atualização dos valores fixados para as faixas de desconto do IRPF retido na fonte.
Garibaldi citou ainda os dois pronunciamentos feitos na quinta-feira (24) pelos senadores Rodolpho Tourinho (PFL-BA) e José Agripino (PFL-RN). Na oportunidade, disse Garibaldi, Tourinho deu conhecimento à Casa que apresentou emenda no mesmo sentido.
- Precisamos conter esse aumento disfarçado de impostos através de alguma medida legislativa - apelou Garibaldi, registrando que, antes mesmo do início da tramitação da reforma tributária no Congresso, já havia dois projetos de lei em tramitação para reajustar a tabela do IRPF, de autoria dos senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT).
24/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi quer correção da tabela do Imposto de Renda
Garibaldi prega a união em torno da defesa e da distribuição da água
Maguito prega união do Centro-Oeste pela construção da Ferrovia Norte-Sul
Osmar Dias condena manutenção da tabela de IRPF
MALDANER CONDENA RECEITA FEDERAL POR NÃO REAJUSTAR TABELA DO IRPF
Correção da tabela do IR é rejeitada na CCJ