Garibaldi: Qualidades da Constituição superam seus defeitos



Ao abrir, nesta terça-feira (7), a exposição comemorativa dos 20 anos da promulgação da Constituição federal, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, afirmou que as qualidades da Carta superam seus defeitos. Em sua opinião, a forma detalhada do texto - um de seus principais defeitos, segundo seus críticos - tornou-se uma qualidade porque obriga ao seu contínuo aperfeiçoamento.

VEJA MAIS

Garibaldi também disse que a Constituição de 1988 assegura aos brasileiros um compromisso com a democracia. O presidente lembrou ainda que a Carta Magna foi elaborada em um momento em que o país saía de um regime de exceção que durou duas décadas.

- A Constituinte de 1988 deve ser exaltada numa hora como esta. Sobretudo porque foi redigida num ambiente da mais absoluta liberdade, com debate franco e aberto, respeito à pluralidade, com a incomum participação dos cidadãos e, acima de tudo, com a vontade de se escrever na Carta Magna tudo que pudesse configurar uma nação comprometida com a defesa intransigente da liberdade, da justiça social e dos valores da democracia - declarou ele.

A defesa da democracia e dos direitos dos cidadãos também foi lembrada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, durante o encerramento do evento. A vontade do povo brasileiro, afirmou Chinaglia, foi expressa na Carta, principalmente no que se refere ao fim da ditadura militar. Na opinião de Chinaglia, a Constituição de 1988 também inovou ao inserir em seu texto capítulos dedicados ao meio ambiente e à saúde.

A exposição apresenta vídeos, imagens impressas e documentos diversos que registram o trabalho da Assembléia Nacional Constituinte - que funcionou de fevereiro de 1987 até à promulgação da Carta, em 5 de outubro de 1988 -, e está aberta à visitação no Salão Negro do Congresso, das 9h30 às 17h, até o dia 2 de novembro.

Iara Farias Borges / Agência Senado



07/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi diz que ACM era "amigo de seus amigos"

Senado vive os seus próprios impasses, diz Garibaldi

Garibaldi recebe relatório final da Comissão dos 20 anos da Constituição

Garibaldi participa de lançamento de livros sobre os 20 anos da Constituição

Lula diz a Garibaldi que já está funcionando comissão para regulamentar a Constituição

Garibaldi: A Constituição foi resultado do espírito cívico que se espraiava pelo país