Garibaldi ressalta influência de Chateaubriand no cenário político, econômico e cultural do país



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, abriu a sessão de homenagem ao jornalista Assis Chateaubriand, nesta quinta-feira (17), destacando sua influência sobre os acontecimentos políticos, econômicos e culturais de seu tempo. Garibaldi é autor do requerimento de homenagem a Assis Chateaubriand.

Em seu discurso, Garibaldi recordou que "Chatô", como era conhecido, saiu aos 15 anos de Umbuzeiro, no interior da Paraíba, para, numa trajetória meteórica, construir um verdadeiro império de comunicação, à frente do qual esteve até 1968.

Graduado pela Faculdade de Direito do Recife, onde chegou a lecionar, Chateaubriand passou a se dedicar ao jornalismo a partir de 1915, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Comprou seu primeiro jornal, O Jornal, em 1924, aos 32 anos. Seu grupo empresarial, os Diários Associados, chegou a contar com 34 jornais, 36 emissoras de rádio e 18 estações de televisão.

- De um dono de jornal, ainda em Recife, ouviu um dia a frase que o faria encontrar-se com seu destino. Ao vetar a publicação de um artigo de Chateaubriand, seu patrão lhe disse que ele só poderia publicar o que quisesse quando fosse dono do seu próprio jornal. Foi o que ele fez - contou Garibaldi.

O advento da TV comercial no Brasil está entre os grandes feitos de Assis Chateaubriand. Em 1950, seu grupo inaugurou a TV Tupi, no Rio de Janeiro. Além de jornalista, ele foi senador por duas vezes e embaixador do Brasil em Londres.

Participaram da homenagem Márcio Cotrim, presidente da Fundação Assis Chateaubriand; Ari Cunha, diretor do jornal Correio Braziliense (que integra os Diários Associados), além de familiares de Chatô.



17/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi assinala influência de Chateaubriand sobre história de seu tempo

Cenário econômico e político em pauta no Democracia

Crescimento do País se manterá em 2014 com cenário econômico global favorável

Amir Lando quer maior participação do PMDB no cenário político do país

Para BC, cenário econômico do País permite novas reduções na taxa básica de juros

Ministro da Fazenda analisa o cenário econômico em 2013