CPI do Leite: Pequenos produtores confirmam rapel e dumping



Produtores pedem o fim do leite extracota, e multinacional de laticínios confirma rapel

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o preço do leite, recebeu hoje (05/12), novas confirmações de rapel. A confirmação veio de Sérgio Rainieri, gerente-geral da Sancor do Brasil Produtos Alimentícios Ltda ,e dos pequenos produtores de leite de todo o Estado, mobilizados pela Fetag.

O deputado Giovani Cherini (PDT), relator da CPI do Leite, considerou o depoimento da Sancor pouco produtivo, em virtude de a empresa ter pequena participação no mercado gaúcho. Cherini salientou a questão do monopólio dos supermercados, pois em 1995, somente uma das cinco maiores empresas do setor supermercadista gaúcho era multinacional. Hoje, quatro são multinacionais. Em 95, controlavam 28% do mercado, hoje tem 41%.

O relator da CPI ouviu dos produtores queixas a respeito do leite extracota. Segundo os produtores, que recebem pouco por este leite e não conseguem visualizar este repasse aos consumidores. A Comissão recebeu dos produtores denúncias de rapel em vários pontos de Estados, que comprovaram ainda o baixo preço mostrando suas notas de venda do produto.

O deputado Giovani Cherini defendeu uma antecipação do preço para os produtores e se manifestou radicalmente contra o leite extracota. Relatou aos produtores que a CPI já constatou o monopólio de duas empresas supermercadistas, e de duas indústrias de beneficiamento de leite.

12/05/2001


Artigos Relacionados


Produtores confirmam abuso econômico das indústrias e rapel dos supermercados

Benedito de Lira cobra socorro aos pequenos produtores de leite do Nordeste

CPI do Leite constata dumping

CPI do Leite recebe denúncia de dumping em Pelotas

Garibaldi se solidariza com produtores de camarão, acusados de "dumping" pelos EUA

Duplicado o limite de vendas de pequenos produtores às escolas